Morangueiro

Morangueiro

Fragaria vesca

SINÓNIMOS: Moranga, fragária

PARTES USADAS: Utilizam-se essencialmente as folhas e os frutos, se bem que, ocasionalmente, se usem também as raízes da planta. Os principais componentes activos nas folhas e raízes são os taninos. O fruto é rico em vitamina C.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos são conhecidos por ajudarem nos problemas do tracto gastrointestinal, diarreia e inflamações das membranas mucosas. A vitamina C reforça as defesas do corpo.

APLICAÇÕES: O chá de morango é recomendado para distúrbios gástricos ligeiros e diarreia. Nos casos de estomatites ou faringites beber ou gargarejar com este chá tem um efeito analgésico. Uma porção diária de morangos, no verão, reforça as defesas do organismo.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de morangueiro secas e picadas. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Beba em pequenos goles ou gargareje quando o chá estiver morno. Repita três vezes ao dia. Se usar a raiz do morangueiro na preparação do chá é suficiente metade da quantidade da raiz em pó.

TÓNICO FACIAL/MÁSCARA: Basta esmagar os morangos e aplicar o sumo na pele, especialmente após exposição prolongada ao sol. Com morangos, um pouco de natas e mel poderá preparar uma máscara que amacia as peles secas.

NOTA IMPORTANTE: Algumas pessoas reagem com eczemas ao consumo ou uso externo do morangueiro. Os morangos cuçtivados tratados têm um elevado teor de vitamina C. Não deverá colher com fertilizantes químicos ou em cujo cultivo tenham o motangueiro-bravo( selvagem) é considerado como planta medicinal.

 

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

One Comment


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>