Milefólio

Por  | 0 Comentários

Milefólio

Achillea mjillefolium

PARTES USADAS: Usam-se as flores e as folhas milefólio para fins medicinais. Os principais ingredientes activos são óleos essenciais, princípios amargos, taninos, flavonóides, ácido salicílico, sesquiterpenos e potássio.

EFEITOS MEDICINAIS : Os óleos essenciais aliviam cólicas instestinais, acalmam as dores do estômago e combatem inflamações. Os flavonóides, têm efeitos antibióticos. O ácido salicílico alivia as dores e os sesquiterpenos e o potássio reduzem a propensão para edemas.

APLICAÇÕES:  O chá milefólio alivia cólicas abdominais causadas pela menstruação ou por hábitos alimentares deficitários. Um regime de chá tem efeitos diuréticos e previne contra edemas. Este regime é também recomendado a doentes com gota. Além disso,o chá de milefólio tem fama de estimular a circulação de sangue.Usado externamente , um emplastro de milefólio aguda a reduzir as queimaduras e feridas abertas e facilita o processo de cicatrização. Um banho assento parece aliviar as hemorróides; os banhos de pé costumam estimular a circulação de sangue aliviando problemas nas veias. Um banho integral tem fama de aliviar as cólicas e tem efeitos calmantes nos casos de dores associadas ao reumatismo, gota e neuroses.

CHÁ:  Deite 1 chávena de água sobre 1 colher de chá de milefólio, deixe em infusão durante cerca de dez minutos d depois coe. Não consuma mais de chávenas por dia . Um regime de milefólio deve prolongar-se por seis semanas, seguindo um descanso de 4 semanas.

MISTURA DE CHÁ PARA MELHORAR A CIRCULAÇÃO DE SANGUE: Misture 2 colheres de chá de milefólio com 1 colher de chá de pilriteira . Deite 2 chávenas de água a ferver sobre a mistura. Deixe ficar em infusão durante quize minutos e depois coe. beba tépido.

EMPLASTRO: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre uma mão-cheia de milefólio. Mergulhe um pano de linho ou uma gaze na decocção e  coloque sobre a ferida enquanto ainda quente.

BANHO: Para um banho de assentio ou de pés, deite 2chávenas de água a ferver sobre uma mão-cheia de milefólio e deixe ficar a demolhar durante várias horas. Coe a decocção e deite na água quente para o banho. Para um banho integral duplique a quantidade. O banho deve demorar uns dez minutos.

NOTA IMPORTANTE: Algumas pessoas respondem ao contacto com a pele com o milefólio local. Estes indivíduos não devem usar o milefólio como remédio caseiro sob nenhuma forma.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *