Manjerona

Por  | 0 Comentários

Manjerona

Origanum majorana

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: A parte da planta fora da terra é usada na sua totalidade. Os ingredientes são óleos essenciais, pricípios amargos e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais produzem um efeito anticonvulsivo e desta forma previnem inchaços. A combinação dos óleos, taninos e princípios amargos é também mucolítica.

APLICAÇÕES: Diz-se que o chá de manjerona alivia problemas gastrointestinais e doenças relacionadas com a vesícula biliar. O chá também é usado para aliviar problemas diarreicos, flatulência e falta de apetite. A pomada de manjerona pode ser administrada a crianças; quando estão constipadas, use um pouco da mesma para desentupir as narinas. No caso da flatulência esfregue um pouco de óleo de manjerona acima do umbigo e, passados dez a vinte minutos, deverá sentir-se aliviado. A pomada está também recomendada para dores nervosas, entorses e feridas de cicatrização lenta.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de manjerona e coe passados três minutos.

POMADA: Deite 2 colheres de sopa de álcool sobre 3 a 4 colheres de chá de manjerona em pó e reserve durante uma hora tapado. Adicione 2 colheres de sopa de manteiga e aqueça durante dez minutos em banho-maria, mexendo constantemente. Passe a pomada por uma gaze e deite num boião pequeno, bem fechado. Guarde a preparação no frigorífico e aplique fria. Faça pomada fresca, pelo menos, de quatro em quatro semanas.

ÓLEO: Pique finamente 3 a 4 colheres de sopa de manjerona fresca e misture com 1/2 chávena de óleo. Deixe em repouso num local quente durante aproximadamente quatro semanas. Coe, deite num frasco opaco bem fechado e massaje com este preparado as áreas afectadas.

NOTA IMPORTANTE: O consumo diário de chá de manjerona pode provocar dores de cabeça em indivíduos sensíveis.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *