Malvaísco

Por  | 0 Comentários

Malvaísco

Althaea officinalis

SINÓNIMOS: Alteia

PARTES USADAS: Araiz, flores jovens e folhas são as partes utilizadas. A raiz  contém predominantemente mucilagem, as folhas e flores óleos  essenciais e qualidades mais pequenas de mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: A mucilagem tem efeitos calmantes nos casos de inflamação das membranas mucosas, das veias aérias ou do tracto gastrointestinal. Também amacia os tecidos endurecidos devido a furúnculos.

APLICAÇÕES: O chá preparado com a raiz de malvaísco é recomendado para problemas gastrointestinais e em casos de diarreia. Gargarejar com chá de raiz de malvaísco ajuda a curar gengivites, assim como inflamações na boca e na garganta .O chá também pode ser feito das flores ou das folhas, adoçado com mel e usado para acalmar uma tosse crónica. Para os furúnculos é recomendável aplicar uma cataplasma de pasta de malvaísco, o que acelera o amadurecimento do furúnculo, e uma mais rápida cicatrização.

CHÁ DA RAIZ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de raiz de malvísco seca e pique aos bocadinhos. Deixe ficar em infusão durante 30 minutos, mexendo de vez em quando. Coe o chá. Aqueça até ficar à temperatura ambiente (não deixe ferver). Tome em pequenos goles. O chá quente ou morno pode ser usado para gargarejar.

CHÁ DE FOLHAS E FLORES: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas e flores secas de malvaísco e cortados aos bocadinhos. Deixe em infusão durante 10 minutos e depois coe. Beba quando tiver tosse, adoçando-o com mel ou xarope de pêra.

CATAPLASMAS: Mergulhe gazes no chá  de raiz (ou faça uma pasta e espalhe-a sobre a gaze: deite 1 chávena de água fria sobre 5 colheres de raízes de malvaísco secas e picadas. Deixe amolecer durante 30 minutos, aqueça e vá mexendo e depois espalhe sobre a ligadura). Coloque sobre a pele e, se necéssario, envolva numa toalha grossa para manter o calor.

DICA: Nos casos de tosse convulsa ou de bronquite crónica nas crianças, prepare a raiz de malvaísco como concentrado duas vezes por dia e verta 1 colher de chá sobre um cubo de açúcar. Administre 3 a 5 cubos por dia. O chá pode ser guardado num jarro esterilizado, no frigorífico, mas não mais que 3 dias.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *