Lúpulo

Por  |  1 Comentário

Lúpulo

Humulus lupulus

SINÓNIMOS: Vinho-do-norte, engatadeira, pé-de-galo

PARTES USADAS: Utilizam-se os cones das plantas femininas. Os ingredientes activos são os princípios amargos, óleos essenciais, flavonóides, taninos e polissacarídeos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os princípios âmagos lupulona e humulona têm efeitos calmante e tranquilizador. Os óleos essenciais, essencialmente o metilbutanol, têm também um efeito calmante no sistema nervoso central. Os flavonóides, em especial o xantohomol, são usados pelas mulheres na menopausa e pelos homens que sofrem de ejaculação precoce. As chamadas procianidinas, que pretencem ao grupo dos taninos, dilatam os vasos sanguíneos. Os polissacarídeos são uma ajuda nos distúrbios relacionados com a menopausa.

APLICAÇÕES: O chá de lúpulo é um popular soporífero. A tintura é ainda mais eficaz mas só deve ser usada ao deitar. Os banhos, saquinhos ou leite de lúpulo são também conhecidos remédios caseiros usados em distúrbios do sono. O chá de lúpulo pode ser administrado nos afrontamentos, suores compulsivos e outras manifestações da menopausa. Esfregar a pele sensível ou irritada com tónico facial de lúpulo tem um efeito calmante.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de lúpulo seco, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel e beba ao deitar.

LEITE: Ferva 1 chávena de leite com 2 colheres de chá de lúpulo seco. Deixe em infusão durante cinco minutos, doe e adoce com mel.

BANHO: Deite 2 mãos-cheias de cones de lúpulo num saquinho de linho e suspenda-o dentro da água do banho, o qual não devéra demorar mais de dez minutos.

SAQUINHOS DE CHEIROS: Ponha 2 mãos-cheias de cones de lúpulo num saquinho de linho e coloque-o dentro da almofada. Substitua os cones de duas em duas semanas.

TÓNICO FACIAL: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de lúpulo seco, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Prepare uma solução com álcool na proporção de 3:1 e deite num fresco esterilizado, opaco e que vede bem. Molhe um algodão no tónico e esfregue no rosto, duas vezes por dia- uma de manhã e outra à noite.

DICA: Devido ao facto de causar sonolência, o lúpulo só deve ser tomado ao deitar. Queremos frisar com veemência que após a ingestão de lúpulo não deverá desenvolver trabalhos que requeiram grande atenção,  operar com máquinas ou conduzir viaturas.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comentário

  1. Rosilda Fonseca

    14 de May de 2012 at 16:49

    MUITO INTERESSANTE, POSSO FAZER O CHÁ DE LUPULO E DEIXAR NA GELADEIRA, QUANTOS DIA DURA?

    Rosilda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *