0.7

Plantas Medicinais

Levístico

By  | 

Levístico

Levisticum officinale

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Para fins medicinais utilizam-se as raízes ( e , ocasionalmente, toda a planta). Os principais componentes activos são os óleos essenciais que se encontram mais concentrados na raiz.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais são diuréticos e têm um ligeiro efeito anticonvulsivo, previnem a sensação de enfartamento, azia e indigestão.

APLICAÇÕES: O chá de levístico é recomendado nas inflamações do tracto urinário e para prevenir a formação de pedra nos rins. Também se recomenda para a azia e indigestões.O levístico é muitas vezes utilizado em combinação com outras plantas medicinais.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raiz seca de levístico. Ferva e coe imediatamente. Beba 2 chávenas por dia.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de raiz seca de levístico com 1 colher de sopa de frutos da salsa e 1 colher de chá de sementes de roseira-silvestre. Deite 1 chávena de água fria sobre a mistura e ferva. Deixe em infusão vários minutos e depois coe. Beba 2 chávenas por dia.

DICA: 1colher de chá de raiz seca de levístico melhora qualquer caldo. Quando utilizar toda a planta deve cozê-la um pouco para libertar todo o efeito.

NOTA IMPORTANTE: Uma mulher grávida deve evitar o seu consumo pois pode irritar os rins e causar náuseas e vertigens.

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *