0.39
Hortelã-pimenta
dezembro 15th in Plantas Medicinais by .

Hortelã-pimenta

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Hortelã-pimenta

Mentha piperita

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utilizam-se apenas as folhas da hortelã-pimenta. Os ingredientes activos são óleos essenciais, em particular mentol, flavonóides e ( em proporções menores) princípios amargos e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais são levemente anticonvulsivos e estimulam a produção de bílis. O mentol é refrescante e acalma a dor. Os princípios amargos e os taninos ajudam a digestão e incrementam o apetite.

APLICAÇÕES: O chá de hortelã-pimenta costuma ser usado para debelar doenças da vesícula biliar. Chamamos a atenção das pessoas que sofrem de úlcera gástrica para que não bebam este chá, uma vez que o mesmo pode irritar as membranas da mucosa e provocar uma dose maciça de suco gástrico. Enquanto o chá é convulsivo, o mentol pode ser demasiado forte e irritar as membranas mucosas. No entanto, o chá de hortelã-pimenta pode por vezes aer uma secolha errada como medicamento com efeitos mucolíticos. Ainda assim, uma chávena de chá ajuda a digestão de alimentos gordurosos, falta de apetite, dores menstruais e enjoo. Para uso externo, o óleo de hortelã-pimenta ou a tintura costuma usar-se para dores de cabeça provocadas pela tensão ou para inchaços, uma vez que acalma, refresca e estimula a circulação sanguínea.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de hortelã-pimenta seca. Deixe em infusão durante cerca de cinco a sete minutos e coe.

TINTURA: Deite 1/2 chávena de brande sobre 5 colheres de chã de hortelã-pimenta e deixe de molho durante duas semanas num lugar escuro e quente. Escorra e esprema o resíduo. Esfregue as têmporas com a tintura quando tiver dores de cabeça.

ÓLEO: Pique finamente 6 a 10 colheres de sopa de hortelã-pimenta fresca e misture com 1/2 chávena de óleo. Deixe de molho durante quatro semanas num lugar escuro; escorra e guarde num frasco opaco e rotulado. Esfregue as têmporas com a tintura quando tiver dores de cabeça provocadas pela tesão, ou massaje suavemente nas áreas inchadas.

INALAÇÕES: Numa taça, deite água quente sobre 3 colheres de chá de hortelã-pimenta seca( ou algumas gotas de óleo da mesma planta), inale durante dez minutos com a cabeça coberta com uma toalha.

AVISO IMPORTANTE: Em bebés e crianças não deve usar óleo ou tintura de hortelã-pimenta nas faces, pescoço ou nuca. A concentração de mentol pode ser demasiado forte e causa choque.

Um comentário

  • jOÃO DA CRUZ VIEIRA LEITE
    14 de novembro de 2012

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional