Hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta

Mentha piperita

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utilizam-se apenas as folhas da hortelã-pimenta. Os ingredientes activos são óleos essenciais, em particular mentol, flavonóides e ( em proporções menores) princípios amargos e taninos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais são levemente anticonvulsivos e estimulam a produção de bílis. O mentol é refrescante e acalma a dor. Os princípios amargos e os taninos ajudam a digestão e incrementam o apetite.

APLICAÇÕES: O chá de hortelã-pimenta costuma ser usado para debelar doenças da vesícula biliar. Chamamos a atenção das pessoas que sofrem de úlcera gástrica para que não bebam este chá, uma vez que o mesmo pode irritar as membranas da mucosa e provocar uma dose maciça de suco gástrico. Enquanto o chá é convulsivo, o mentol pode ser demasiado forte e irritar as membranas mucosas. No entanto, o chá de hortelã-pimenta pode por vezes aer uma secolha errada como medicamento com efeitos mucolíticos. Ainda assim, uma chávena de chá ajuda a digestão de alimentos gordurosos, falta de apetite, dores menstruais e enjoo. Para uso externo, o óleo de hortelã-pimenta ou a tintura costuma usar-se para dores de cabeça provocadas pela tensão ou para inchaços, uma vez que acalma, refresca e estimula a circulação sanguínea.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de hortelã-pimenta seca. Deixe em infusão durante cerca de cinco a sete minutos e coe.

TINTURA: Deite 1/2 chávena de brande sobre 5 colheres de chã de hortelã-pimenta e deixe de molho durante duas semanas num lugar escuro e quente. Escorra e esprema o resíduo. Esfregue as têmporas com a tintura quando tiver dores de cabeça.

ÓLEO: Pique finamente 6 a 10 colheres de sopa de hortelã-pimenta fresca e misture com 1/2 chávena de óleo. Deixe de molho durante quatro semanas num lugar escuro; escorra e guarde num frasco opaco e rotulado. Esfregue as têmporas com a tintura quando tiver dores de cabeça provocadas pela tesão, ou massaje suavemente nas áreas inchadas.

INALAÇÕES: Numa taça, deite água quente sobre 3 colheres de chá de hortelã-pimenta seca( ou algumas gotas de óleo da mesma planta), inale durante dez minutos com a cabeça coberta com uma toalha.

AVISO IMPORTANTE: Em bebés e crianças não deve usar óleo ou tintura de hortelã-pimenta nas faces, pescoço ou nuca. A concentração de mentol pode ser demasiado forte e causa choque.

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

One Comment


  1. Bastante eficiente a manipulação destes tesouros da *Natureza no uso de medicamento dom[estucos, porque a *Medicina tem que aprender muito no conhecimento do corpo, e ainda não conhece o minimo pra atingir o nivel de conhecimento que deveriao ter.(e esta muito longe disto) e não vejo porque não procurarmos a *Naturesa para resolver o problema, mesmo porque ts medicamentos vem da naturesa, e claro!! saber us´LO E MANIPULA-LOS NÉ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>