0.98

Plantas Medicinais

Hissopo

By  | 

Hissopo

Hyssopus officinalis

SINÓNIMOS: Hissopo-das-boticas, erva-sagrada

PARTES USADAS: Utiliza-se a parte superior da planta em flor. Para além dos óleos essenciais e taninos, o principal componente do hisssopo é o sitosterol.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm efeitos anticonvulsivos e mucolíticos. Os taninos ajudam a eliminar as bactérias e portanto combatem as inflamações. O sitosterol estimula o tracto urinário e diz-se que tem valor terapêutico no tratamento de tumores da próstata.

APLICAÇÕES: O chá de hissopo é essencialmente empregue no tratamento de distúrbios gastrointestinais, especialmente flatulência e falta de apetite. Tem também um efeito anticonvulsivo e diurético sobre a bexiga. Gargarejar com chá também ajuda quando se tem uma tosse seca. Há regiões onde o hissopo é usado como erva aromática na culinária. De facto, fica muito bem espalhado sobre queijo fresco, mas também para temperar guisados, sopas e saladas para além de tornar os pratos mais fáceis de digerir.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de hissopo seco e picado. Leve a levantar fervura, depois deixe em infusão durante cerca de cinco minutos e coe.

MISTURA PARA CHÁ ANTICONVULSIVO: Misture 1 colher de chá de hissopo seco e picado com 1/2 colher de chá de tomilho e 1/2 colher de hiperição. Deite 1 chávena de água fria sobre a mistura. Leve a levantar fervura, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 2 chávenas por dia- uma antes do pequeno-almoço e outra ao deitar.

QUEIJO FRESCO COM ERVAS AROMÁTICAS: Junte 4 colheres de sopa de hissopo finamente picado com 225 g de queijo fesco, um pouco de azeite, sal e pimenta. Coma com batatas assadas ou use para espalhar no pão.

DICA: Poderá comprar sementes de hissopo e semeá-las pois a planta é uma vivaz muito resistente. Para além de ser uma planta medicinal eficaz e de se usar na culinária, o hissopo é muito atractivo e enfeita qualquer jardim.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *