Hipofaé

Por  | 0 Comentários

Hipofaé

Hippophae rhamnoides

SINÓNIMOS: Espinheiro-amarelo

PARTES USADAS: Utilizam-se os frutos do hipofaé para fins medicinais. Os ingredientes activos são a vitamina C, substâncias minerais, flavinóides e óleos gordos nas sementes.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C reforça as defesas do corpo e melhora a cicatrização – o corpo necessita de um fornecimento adicional desta vitamina durante uma febre.Os flavonóides têm efeitos anti-inflamatórios e antibióticos. O óleo é recomendado para doenças de pele.

APLICAÇÕES: o sumo de hipofaé é indicado para a prevenção e tratamento de constipações. Pode ser administrado a crianças durante a época das constipações e gripes. O consumo regular de doce de hipofaé aumenta as defesas do corpo e pode assim prevenir contra constipações. O óleo é rico em ácidos gordos essenciais, vitamina E, betacaroteno e ácido palmítico e é por isso recomendado para as peles secas e para a caspa. Também protege contra as radiações UV e também a cicatrização.

XAROPE: lave 500g de hipofaé, corte-as ao meio e deixe-as ficar de molho nima chávena de água, para incharem, durante a noite. Ferva a mistura por uns breves momentos e coe. Adoce com mel ou xarope de perâ, se quiser. Deite o xarope de hipofaé num frasco esterilizado que vede bem. Guarde no frigorífico e consuma 1 colher de sopa por dia.

GELEIA: Ponha 500 g de bagas de hipofaé a incharem em água e coza como indicado para o xarope ( em cima). Ferva a pasta da fruta com 1 chávena de sumo de hipofaé juntamente com o sumo de 1 limão e 750 g de açúcar amarelo. Deite o doce em frascos esterilizados e use diariamente para espalhar no pão ou para misturar no iogurte.

SAIBA QUE: Durante as férias à beira-mar no Outono, não colha as bagas de hipofaé pois isso danificaria demais os frutos maduros. Opte por cortar um ramo com uma tesoura e depois deixe as bagas tombarem para cima de um pano.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *