Hiperição

Por  | 1 Comentário

Hipericão

Hypericum perforatum

SINÓNIMOS: Milfurada, erva-de-São-João

PARTES USADAS: Utilizam-se as flores e as folhas do hiperição, cujos componentes activos são óleos essenciais, taninos, flavonóides e hipericina.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm um efeito tranquilizador e os flavonóides afectam o ciclo dos níveis de serotonina, a qual é conhecida como a « hormona da felicidade».  Um nível elevado de serotonina no cérebro aumenta acima de tudo a sensação de bem-setar e de contentamento. A serotonina ajuda a aliviar a dor e também nos problemas relacionados com a falta de sono. A hipericina actua contra a depressão, assegura um sono de qualidade e mantém a pessoa activa durante todo o dia.

APLICAÇÕES: O consumo regular de chá de hoperição (ou mistura para chá que o contenham) estimula a secreção biliar e regula a circulação do sangue. Se for consumido ao longo de um período prolongado, o chá pode aliviar a depressão. O óleo de hiperição pode ser aplicado externamente e usado contra o reumatismo, queimaduras solares e lumbago. Facilita a cicatrização e alivia as dores associadas a entorses, deslocamentos, hematomas e zona.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de hiperição. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 3 a 4 chávenas ao longo do dia. Para tratamento da depressão, o chá pode demorar umas quatro semanas até se notar o seu efeito.

CHÁ DE MISTURA PARA HIPERTENSÃO: Misture 2 colheres de chá de hiperição com 1 colher de chá de erva-cidreira, 1 colher de chá de flores de arnica,1 colher de chá de sementes de cardo-leiteiro e 1 colher de chá de verónica. Deite 2 chávenas de água a ferver sobre a mistura . Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba várias porções ao longo do dia.

ÓLEO: Moa num almufariz 3 mãos-cheias de flores frescas de hiperição. Deite num frasco que vede bem, juntamente com 2 chávenas de óleo de soja e deixe ficar durante seis semanas em local ao sol. Agite diariamente. Quando o óleo ficar encarnado, passe-o por um pano e esprema os resíduos. Deite o óleo num fresco que vede bem.

EMPLASTRO DE ÓLEO DE HIPERIÇÃO: Deite uma gema num copo alto e junte-lhe 2 colheres de sopa de óleo de hiperição, gota a gota. Deixe esta emulsão actuar na pele inflamada durante meia hora e depois lave com água morna.

NOTA IMPORTANTE: Quando consumido regularmente, o chá de hipericão pode causar uma sensibilização à luz solar e, consequentemente, uma predisposição para as queimaduras solares.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. João Matos

      26 de February de 2013 at 22:26

      Está bem elaborado 0 tema, parece-me é que não diz as contra indicaç-oes todas, por exemplo se tomado com anti-depressivos em simultaneo.
      è a tendencia geral misturar medicamentos com chá.
      OU se tomado por tempo ilimitado faz mal ao figado.
      Se há ou não varios tipos de hipericão?

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *