Girassol

Por  | 0 Comentários

Girassol

Helianthus annuus

SINÓNIMOS: Helianto

PARTES USADAS: Utilizam-se as pétalas e sementes do girassol para fins medicinais. Os componentes activos das pétalas são flavonglicósidos, antocianinas, xantofila, sapogenina e ácido solanténico. As sementes são especialmente ricas em óleos gordos e ácido linoleico. Contém carotenóides, lecitina e grandes quantidades de vitamina E.

EFEITOS MEDICINAIS: Os componentes activos das flores fazem baixar a febre e diz-se que são uma ajuda no tratamento da malária. O óleo extraído das sementes é usado externamente no couro cabeludo, feridas crónicas e dores nas articulações.

APLICAÇÕES: A ingestão do chá das pétalas de girassol faz baixar a febre. Especialmente nos casos de malária, diz-se que é um febrífugo eficaz. Das sementes extrai-se um óleo que pode ser usado como loção corporal para peles secas, como cicatrizante de feridas e para acalmar as dores nas articulações. O chamado regime de extracção pelo óleo teve a sua origem na Sibéria e os seus proponentes afirmam que o óleo de girassol extrai as substâncias tóxicas do corpo, as quais se concentram durante a noite nas membranas mucosas da boca. Contudo, o sucesso deste regime não é suportado por nenhum estudo científico. De qualquer forma, a utilização regular do óleo constitui um modo natural de limpar os dentes e tem um efeito branqueador.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de pétalas secas de girassol, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 2 a 3 chávenas por dia caso se sinta febril.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 2 colheres de chá de pétalas de girassol com 1 colher de chá de flores de lima. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 2 a 3 chávenas por dia caso se sinta febril devido a constipação.

REGIME SIBERIANO: Logo de manhã- deve mesmo ser a primeira coisa a fazer- ponha na boca 1 colher de sopa de óleo de girassol macerado e deixe ficar durante dez a quinze minutos chupando-o através dos dentes. Depois cuspa o óleo fora. Saberá se procedeu correctamente se ao cuspir o óleo, ele estiver branco. Em seguida escove os dentes. É importante que não engula o óleo, mas sim o cuspa.

DICA: O óleo de girassol macerado pode ser adquirido nas lojas que vendem alimentos naturais. Também se pode utilizar na culinária pois é rico em ácidos gordos essenciais.

SAIBA QUE : Os ácidos gordos polinsaturados podem prevenir doenças cardiovasculares e têm efeitos positivos nos níveis de colesterol. Uma quantidade tão insignificante como 0,3 dl de óleo de girassol fornece a quantidade de vitamina E diária de que um adulto necessita.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *