2.22
Gengibre
julho 16th in Plantas Medicinais by .

Gengibre

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Gengibre

Zingiber officinale

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utiliza-se o rizoma da planta do gengibre que é semelhante a um junco. Os ingredientes activos são principalmente óleos essenciais e o gingerol.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais e o gingerol aliviam problemas de estômago incluindo inchaços ou enjoo leve como aquele sentido pelos viajantes. O gengibre fortalece as defesas do organismo e é, por essa razão, indicado para as constipações. Tal como o alho, o gengibre tem fama de ser uma droga eficaz para baixar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea.

APLICAÇÕES: A raiz de gengibre produz os seus melhores efeitos medicinais, quando utilizada fresca. Quando alguém está enjoado ou sobre de enjoo de viajante, aconselha-se a  chupar uma rodela de gengibre fresco ou comer gengibre cristalizado. Para eliminar a tosse ou constipação, beba chá de gengibre, ponche ou xarope. Para prevenir ataques de coração, use esta planta na alimentação ou beba chá da mesma, regularmente. Emplastros, banhos e cataplasmas preparados com uma decocção de gengibre são recomendados para aliviar dores musculares e dos ligamentos, uma vez que estes tratamentos têm um efeito tranquilizador e refrescante. Massagens com óleo de gengibre relaxam os músculos tensos.

CHÁ: Descasque e pique um pedaço de gengibre do tamanho de um dedo polegar. Coza-o em 2 chávenas de água durante cerca de 30 minutos, em seguida coe e adoce com mel. Se usar como medicação, beba várias chávenas durante o dia.

PONCHE: Prepare do mesmo modo como se fosse para chá, adicionando canela, coentros, casca de limão e cravinhos antes de ferver.

XAROPE: Ferva sobre lume brando 2 colheres de chá de gengibre fresco picado em 1 chávena de água durante 30 minutos. Adicione 120 g de açúcar ou mel e deixe ferver até ficar em xarope. Consuma à colher ou misture-o com chá preto.

DECOCÇÃO DE GENGIBRE: Tal como para a preparação do chá, coza o gengibre durante 30 minutos. Embeba faixas ou ligaduras com esta decocção ou adicione-a à água do banho.

ÓLEO DE MASSAGEM: Transforme uma raiz de gengibre em sumo e misture 1:1 com óleo de sésamo. Prepare apenas pequenas quantidades. Agite antes de usar. Guarde no frigorífico.

NOTA IMPORTANTE: O gengibre não alivia o enjoo de gravidez.

5 Comentários

  • tatiane
    29 de junho de 2012

  • 3 de setembro de 2012
    • mariana
      22 de janeiro de 2013
  • suellen
    17 de outubro de 2012
  • Bárbara
    1 de fevereiro de 2013

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional