Genciana

Por  | 3 Comentários

Genciana 

Gentiana lutea

SINÓNIMOS: Genciana-das-fermácias, argençana, genciana-amarela.

PARTES USADAS:Utilizam-se as raízes da genciana-amarela. Os componentes activos principais são os  princípios amargos (especialmente a gentisina), taninos e óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: Os princípios amargos servem como tónicos para o estômago e são geralmente prescritos paraa problemas relacionados com o estômago, intestinos, fígado e vesícula biliar.

APLICAÇÕES: O chá de genciana estimula a secreção biliar e os sucos gástricos pelo que aumenta o apetite. Previne a flatulência e tem um efeito positivo nas membranas mucosas da boca. Também melhora a circulação. diz–se que misturada com outras plantas a genciana cura distúrbios gástricos de origem nervosa.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de raiz seca e picada de genciana. Deixe em infusão durante cerca de cinco minutos e  depois coe. Beba antes das refeições. Atenção: Este chá tem um sabor muito amargo.

MISTURA PARA CHÁ: Deite 2 chávenas de água a ferver sobre 1/2 colheres de chá de raiz seca e picada de genciana, 1/2 colher de chá de pau de canela quebrado em pedacinhos, 1 colher de chá de casca de laranja e 1/2 colher de chá de fel-da-terra. Deixe em infusão durante cerca de cinco minutos e depois coe.

TINTURA: Faça uma infusão com 60 g de raiz de genciana em 0,6 dl de álcool a 60% durante uma semana. Filtre antes de tomar. Junte 1 colher de sopa em meio copo de água para tratar da falta de apetite ou insuficiência digestiva. Tome 20 gotas misturadas com açúcar para todas as formas de falta de vigor.

NOTA IMPORTANTE:Devido à elevada concentração de princípios amargos, os quais estimulam consideravelmente o tracto gastrointestinal, as mulheres grávidas ou pessoas que sofram de hipertensão ou úlceras deverão abster-se de consumir chá de genciana. 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    3 Comentários

    1. ana lucia

      26 de September de 2012 at 2:16

      Gostei muito da dica da genciana p\ pro estomago vou fazer. Se estiver outra manda pro meu email por favor obrigada!!!

    2. daiane

      9 de March de 2013 at 15:59

      eu tenho umas pedrinhas na visicula de 3mm a 6mm esse cha podera me ajuda ou talvez expeli me mande um email por favor obg

    3. Regina

      6 de October de 2013 at 23:27

      tenho um cachorro da raça dog alemão de 1 ano, estou muito triste, pois ele como a melhor ração para a raça dele eu coloco sempre uma coisinha gostosa na ração junto para dar um gostinho a mais e ele não come, fico desesperada, já fez varios exames e ele está ótimo, mas não come, tem alguma dica, muito obrigada

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *