1.21

Plantas Medicinais

Funcho

By  | 

Funcho

Foeniculum vulgare

SINÓNIMOS: Fiôlho

PARTES USADAS: As sementes de funcho são utilizadas para fins medicinais. Os ingredientes activos são óleos essenciais, entre os quais se destacam o anetol e fenchona ( que tem um sabor que lembra a cânfora).

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais fomentam a expectoração dos mucos dos brônquicos, têm um efeito carminativo (e portanto também estimulam o apetite) e estimulam a produção de leite para mulheres que estão a amamentar.

APLICAÇÕES: O chá de funcho pode ser dado mesmo a bebés que estão a ser amamentados ao peito e é igualmente recomendado para crianças e adultos. Este chá pode ser usado como expectorante para tosse convulsa, bronquite e outras infecções das vias aéreas superiores. Também ajuda  na flatulência e evita que os bebés de peito bolcem. Como tem efeitos antiespasmódicos tanto do abdómen superior como inferior, pode valer a pena experimentar este chá para dores menstruais. As mulheres que têm uma deficiente produção de leite poderão aumentá-la através da ingestão regular do chá de funcho.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre as sementes de funcho esmagadas. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Para tratar de constipações adoce com mel. Administre aos lactantes, antes da mamada, 3 a 5 colheres de chá do chá de funcho sem qualquer adoçante.

LEITE: Ferva 1 chávena de leite e deite-o a ferver sobre as sementes de funcho esmagadas. deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Adoce com mel, se gostar.

XAROPE: Esmague 3 colheres de chá de sementes de funcho num almofariz, coza em 125 l de água durante cerca de 5 minutos e depois coe. Leve a ferver em 110g de cana-de-açúcar até ficar em xarope. Para a tosse ou bronquite consuma umas 6 colheres de sopa diariamente.

VINHO: Esmague 2 colheres de chá de sementes de funcho com 2 colheres de chá de marroio e 1 colher de chá de rudbéquia. Ferva 1 colher de chá da mistura em 1 chávena de vinho branco. Deixe em infusão uns 3 a 5 minutos e depois coe. Adoce com mel, se quiser, e beba enquanto quente. Em seguida, deite-se e descanse durante uma hora. É uma ajuda nos casos de bronquite.

DICA: O funcho também pode ser consumido como legume.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. Rita

    12 de September de 2012 at 16:56

    Gostaria que alguem me indicasse um remédio caseuri contra erezipela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *