Framboeseira-comum

Por  | 1 Comentário

Framboeseira-comum

Rubus idaeus

SIMÓNIMOS: Framboeseira-vermelha.

PARTES USADAS: O fruto e as folhas têm efeitos medicinais. O fruto é acima de tudo rico em vitamina C, potássio, sais de frutos e taninos. As folhas contêm principalmente potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C fortalece as defesas do organismo e ajuda a cicatrização. Durante o estado febril, em particular, o organismo requer um fornecimento adicional desta vitamina. Os taninos evitam o desenvolvimento de bactérias perigosas e são, juntamente com o potássio, particularmente eficaz no tratamento de infecções urinárias. Os taninos têm efeitos adstringentes sobre os vasos sanguíneos e, com alguma dimensão, sobre os intestinos.

APLICAÇÕES: O chá de framboesa está indicado em incómodos de tracto gastrointestinal e como gargarejos para casos de estomatites e faringites. Muitas misturas de chás para grávidas contêm folhas de framboeseira. Estimulam os movimentos do intestino e diz-se que relaxam os músculos pélvicos. Framboesas frescas, em sumo, em xarope e em gelatina são tudo remédios caseiros apropriados para febres, dores menstruais e infecções urinárias.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de sopa de folhas secas de framboeseira. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Adicione mel e sumo de laranja a gosto. Beba tanto quanto lhe apetecer. O chá morno e sem ser açúcarado é também indicado para garejar.

XAROPE: Ferva cerca de 0,5 g de água com 0,5 kg de framboesas lavadas e coza durante cinco minutos. Deite o xarope em um frasco ( ou passe-o por um passador de rede fina e encha frascos seterilizados com o sumo). Mantenha-os bem fechados num local escuro e fresco e tome várias colheres de sopa do mesmo durante o decorrer do dia, como indicado.

SUMO: Lave cuidadosamente 3 kg de framboesas e passe-as pela centrifugadora. coza durante uma hora, adoçadas com 0,5 kg de açúcar e mel ou xarope de pêra. Deite em frascos esterilizados. Guarde num local escuro e consuma várias colheres cheias durante o dia, como indicado.

SAIBA QUE: Muitas mulheres informaram que a indigestão de chá de framboesa, reduzia as dores iniciais do trabalho de parto e torna as contracções mais eficazes.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Irene

      1 de October de 2015 at 2:48

      Gostaria de saber se saberse voces dispõe de xarope de bordo e como faço pra adquirir.Obrigada!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *