Feno-grego

Por  | 1 Comentário






Feno-grego

Trigonella faenum-graecum

SINÓNIMOS: Fenacho, Alforvas

PARTES USADAS: Utilizam-se as sementes secas do feno-grego. Estas contêm uma alta concentração de mucilagem, esteróides saponinas, esteróides flavenóides e pequenas quantidades de óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: Diz-se que a mucilagem amacia a pele quando aplicada externamente. Consta que o uso interno do feno-grego aumenta os movimentos peristálticos, restringe o colesterol nos intestinos e alivia a tosse. As sementes também têm efeitos laxativos.

APLICAÇÕES: Cataplasmas feitos de uma mistura de feno-grego em pedaços com água ou vinagre têm fama de aliviar a supuração do sabugo  da unha, úlcera crónica da perna e furúnculos. O feno-grego picado e misturado com alimentos em puré, ajuda à digestão e abaixa os níveis de colesterol. Em forma de chá diz-se que tem antitússicos e laxativos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de feno-grego e deixe em infusão durante três horas. Em seguida ferva e coe imediatamente. Beba enquanto estiver morno e adoce-o com mel (se gostar).

CATAPLASMAS: Misture 110g de sementes de feno-grego picadas com água ou vinagre. Bata para fazer uma pasta. ferva. Uma vez que as sementes incham e  aumentam de volume consideravelmente, assegure-se de que a polpa não fica demasiado espessa. Espalhe a polpa fervida sobre um pano enquanto estiver quente e aplique o cataplasma sobre a inflamação. Deixe sobre a ferida até ter arrefecido. Repita esta operação três a quatro vezes ao dia.

SAIBA QUE: O feno-grego é um condimento tradicional na suíça. O «schabziger» um queijo monástico suíça tradicional, deve o seu abor distinto ás folhas de feno-grego.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Berenice

      29 de January de 2013 at 10:32

      Acho que houve um engano; qual é mesmo o tempo de infusão?
      Um abraço

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *