Fel-da-terra

Fel-da-terra

Centaurium erythraea

SINÓNIMOS: Centáurea-menor, centáurea-comum

PARTES USADAS: Utilizam-se todas as partes da planta acima do solo. Os seus principais ingredientes activos são os princípios amargos amarogencina e gentiopicrina. Além disso, a planta contém flavonóides e esteróis.

EFEITOS MEDICINAIS: A  amarogencina e gentiopicrina estimulam a secreção dos fluidos digestivos.

APLICAÇÕES: O chá de fel-da-terra pode ser usado para estimular o apetite, em situações de insuficiência da produção de sucos gástricos, flatulência e para prevenir a formação de pedra na vesícula. As pessoas que têm fortes acidez gástrica devem evitar o fel-da-terra. Os ingredientes activos da planta estimulam a circulação sanguínea e ajudam a combater a exaustão de origem nervosa. Também se diz que aliviam as dores de cabeça devidas a enxaqueca.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de fel-da-terra seco, deixe em infusão durante seis a dez horas e depois coe. Aqueça e beba a decocção, adoçada com mel.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de fel-da-terra seco com 1 colher de chá de funcho e 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Este chá tem um sabor mais agradável.

NOTA IMPORTANTE: Embora uma dose exagerada de fel-da-terra seja muito improvável e a planta não tenha- que se conheça- efeitos secundários, não recomendamos a sua utilização por pessoas que sofram de úlceras gástricas ou enterites.

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

One Comment


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>