Plantas Medicinais

Espargo

By  | 

Espargo

Asparagus officinalis

SINÓNIMOS: Espargos- hortense

PARES USADAS: O chá da raiz e os rebentos têm propriedades medicinais. Os principais ingredientes activos são asparagina, arginina, aspargósidos, saponinas, favónoides e potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: Os ingredientes activos estimulam os rins,ajudando à passagem da água.

APLICAÇÕES: O chá da raiz do espargo é recomendado para problemas de incontinência não muito acentuados, edema, facilidades biliares e renais, assim como prara prevenir a formação de pedra nos rins. O chá também se emprega para tratar de gota e do reumatismo, já que fatilita excreção dos produtos noctivos através da urina. Para melhorar o aspecto da pele pode aplicar uma cataplasma fria de raiz de espargos. Os caules dos espargos que actualmente são mais usados na culinária, como vegetal, do que pela suas propriedades medicinais têm muito poucas calorias e são diuréticos.  Contribuem para libertar o corpo dos produtos noctivos e para purificar o sangue. Este é uma das mais razões pelas quais os espargos são usados na desintoxicações primaveris. No entanto, não deverá prolongar uma dieta de espargos para além de 10 dias.

CHÁ:Leve 1 colher de raiz de espargos, seca e em pó, a levantar fervura em 1 chávena de água fria e depois coe. Beba 2 a 3 vezes ao dia. A água de cozer os caulos de espargo também pode ser bebida.

DECOAÇÃO: Ferva 1 colher de chá de raiz de espargos, seca e desfeita  em pó, com 1 colher de chá de sal marinho e 1 chávena de água fria e depois coe. deixe arrefecer e use para aplicar na pele.

DIETA DE ESPARGOS: Consuma uma porção diária de 225 g de espargos durante 1o dias. Prepare os  espargos como segue: tire-lhes a pele a pele e deixe ferver em lume brando durante 20 minutos, em água temperada com sal, uma pitada de açúcar e um pouco de manteiga. Beba Também o líquido da cozedura. Não é aconselhável comer os os espargos com molhos  gordurosos, com manteiga ou outros alimentos com elevado valor de calórias, pois  efeito purificador seria diminuído.

NOTA IMPORTANTE: Em casos externamente raros, o consumo excessivo dos espargos e do chá de raiz de espargos pode provocar reacções alérgicas na pele.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *