Erva-do-bom-pastor

Por  | 1 Comentário

Erva-do-bom-pastor

Capsella bursa pastoris

SINÓNIMOS: Bolsa-de-pastor

PARTES USADAS: Utiliza-se para fins medicinais toda a parte da planta acima do solo. Os componentes activos da erva-do-bom-pastor são os flavonóides, potássio e um péptido com efeitos hemostáticos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os flavonóides fortalecem o útero, o péptido hemostático alivia o fluxo menstrual e hemorragias nasais e o potássio equilibra a água no organismo.

APLICAÇÕES: O chá de erva-do-bom-pastor é recomendada para fluxos menstruais abundantes. Um pouco de algodão embebido no chá pode estancar a hemorragia nasal. Esta planta é um ingrediente de muitas misturas para chás destinados a purificar o sangue e diz-se que tem um impacto tonificante no coração. Isto pode ser explicado pelo seu elevado teor de potássio. Como o coração é um músculo necessita de potássio para fazer as suas constracções.

CHÁ Erva-do-bom-pastor: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de erva-do-bom-pastor. Deixe  em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 2 chávenas por dia durante a menstruação.

PACHOS PARA O NARIZ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de erva-do-bom-pastor. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Mergulhe um pouco de algodão nesta solução morna e introduza-o na fossa nasal. Retire passados uns quinze minutos.

DICA: A erva-do-bom-pastor tenra, finamente picada, é um ingrediente popular nas saladas da Primavera. Se for apanhar esta planta, evite zonas frequentemente por cães ou localizadas junto a estrada muito movimentadas.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. gonzaga

      2 de November de 2012 at 2:01

      Quero saber com detalhe,as ervas que pega
      para garrafada pressão alta.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *