Erva-cidreira

Por  | 2 Comentários

Erva-cidreira

Melissa officinalis

SINÓNIMOS: Melissa

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas para fins medicinais. Os seus ingredientes principais são óleos essenciais, citronela e citral bem como pricípios amargos e taninos em menos porporções.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais têm efeitos anti-convulsivos e previnem o aparecimento de bactérias e fungos. Os taninos fortalecem o músculo cardíaco e funcionam como antibiótico e anti-inflamatório.

APLICAÇÕES: O consumo regular de chá de erva-cidreira ajuda a acalmar o nervosismo, as palpitacões, dores de cabeça provocadas pelo stress e perda de apetite. Um banho de erva-cidreira é um tranquilizante; tomado antes de ir para a cama, ajuda a tratar os distúrbios de sono. Diz-se que uma tintura da referida planta ajuda a debrlar as dores de cabeça de origem nervosa e serve ainda para tratar herpes oral e pé atleta.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 3 colheres de chá de erva-cidreira. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e coe. Beba 3 chávenas de chá ao longo do dia durante um período entre quatro e seis semanas.

BANHOS: Ferva 10 colheres de sopa de folhas de erva-cidreira, em cerca de 0,5 l de água. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Junte esta decocção à água do banho e utilize-a entre 10 a 20 minutos.

TINTURA: Deite 1/2 chávena de vodca sobre 4 colheres de chá de folhas de erva-cidreira. Deixe de molho durante duas semanas num lugar quente e escuro. Escorra e esprema o resíduo. Guarde bem fechado num frasco opaco. Para dores de cabeça esfregue sobre as têmporas; para herpes labial aplique sobre os lábios várias vezes ao dia. Para pé de atleta aplique também várias vezes ao dia.

NOTA IMPORTANTE: A erva-cidreira reproduz-se bem em jardins ou vasos, em locais soalheiros. Com as folhas colhidas de fresco faz-se um chá refrescante para ser consumido durante o Verão. Faça uma preparação de chá gelado, misturando o chá de erva-cidreira com chá preto e cubos de gelo.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    2 Comentários

    1. Fernando

      1 de April de 2013 at 17:40

      ve c gosta

    2. JÚLIA CATHERINE

      18 de January de 2015 at 16:34

      ola meu nome é júlia tenho 17 anos quero emgravidar

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *