Dente-de-leão

Por  | 1 Comentário

Dente-de-leão

Taraxacum officinalis

SINÓNIMOS: Amor-dos-homens; Taráxaco.

PARTES USADAS: Utilizam-se com efeitos medicinais as raízes e as folhas jovens antes da floração. Os ingredientes activos são os pricípios amargos, os triterpenos, os esteres, os flavonóides, os taninos, o potássio, o zinco e vitamina do grupo B.

EFEITOS MEDICINAIS: Os princípios amargos aumentam o apetite e estimulam a secreção da bílis. Consta que têm um efeito anti-inflamatório. O potássio é diurético e a combinação dos ingredientes activos têm um efeito positivo na ligação dos tecidos.

APLICAÇÕES: O chá de dente-de-leão estimula o fígado e os rins. Contribui em grande escala para o aumento de produção da bílis e da urina. Um regime à base de chá de dente-de-leão purifica e reduz a dor associada ao reumatismo. Os pacientes com esta patologia também deverão aplicar emplastros de raiz de dente-de-leão sobre as articulações doridas. Alegadamente, o regime de chá reforça a ligação dos tecidos. As folhas novas de dente-de-leão fazem uma salda saborosa e são ricas em vitaminas e substâncias minerais.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colheres de chá de dentes-de-leão e deixe ferver durante um minuto. Deixe em infusão durante quinze minutos e em seguida coe. Para um regime de chá, beba duas chávenas de chá por dia durante, pelo menos, seis semanas. Para ajudar na terapia, coma uma porção de salada pelo menos uma vez por semana.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de dente-de-leão, 1/2 colher de chá de flores de abrunheiro-bravo, 1/2 colher de chá de hortelã e meia colher de chá de amor-perfeito. Beba 1 chávena de manhã e à noite para tratamentos do reumatismo.

CATAPLASMAS: Deite uma pequena quantidade de água fria sobre 3 colheres de sopa de raiz de dente-de-leão e deixe ferver durante cinco minutos. Pise para obter uma pasta. Espalhe sobre um pano de linho e coloque sobre as ligações doridas. Cubra com uma toalha.

XAROPE: Deite 1 chávena de água fria sobre 2 colhere de chá de folhas de dente-de-leão e 2 colheres de chá de raiz da mesma planta; ferva durante um minuto. Deixe em infusão durante quinze minutos e em seguida coe. Deixe ferver juntamente com 150 g de açúcar até fazer um xarope. Deite num frasco com tampa de enroscar e consuma 1 colher de sopa por dia.

NOTA IMPORTANTE: O látex branco do caule-pode conduzir a uma intoxicação, quando consumido em grandes quantidades. Algumas pessoas afirmam que as verrugas são erradicadas ao serem lavadas com o látex.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Wilson Celestino

      16 de March de 2014 at 13:34

      Tive um AVC há 3 anos, e até hoje não consigo
      andar, apesar de ter força nas pernas e equilíbrio. PORQUE?

      WILSON

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *