Creme Caseiro para Eczema e Psoriase

Por  |  2 Comentários

Doenças de pele de quaisquer tipo podem ser desconfortáveis, mas o eczema e a psoríase são provavelmente as duas mais comuns e irritantes. Ambas são uma condição auto-imune genética que resulta na escamação e inflamação da pele com uma sensação de comichão terrivel. Se você ou alguém próximo sofre com uma delas, então saberá exatamente o quanto isso pode afetar a vida de uma pessoa.

Apesar da pele afetada ficar muitas vezes pouco estética, é a dor e a coceira que pode afetar a vida das pessoas para o pior.

Não há cura para a psoríase ou eczema e o tratamento limita-se a simplesmente controlar a gravidade dos surtos, acalmando os sintomas. Manter a pele limpa e hidratada é o remédio habitual, no entanto alguns dos medicamentos prescritos e produtos podem ser um pouco mais suspeitos. Um deles é a utilização de óleo mineral e vaselina sobre a pele. Ambos são subprodutos produzidos do petróleo (gás e petróleo) e se por um lado ajudam a pele a ficar húmida, por outro entopem os poros e evitam que a sua pele respire. Outro tratamento que é mais especifico para a psoríase envolve um banho sentado com essência de alcatrão de carvão que é, literalmente, o subproduto do carvão transformado.

Óleo de Neem vem da árvore de Neem, nativa da Índia e Paquistão.

Existem opções naturais não baseadas no petróleo para o tratamento de eczema e psoríase e pelo menos uma dessas opções pode funcionar eficazmente: o óleo de Neem. Extraído das frutas e sementes da árvore de Neem, o óleo de Neem é um óleo espesso vermelho ou verde que não só é altamente hidratante, mas é também naturalmente antibacteriano, anti-inflamatório e proporciona um alívio externo da dor e coceira.

Embora seu cheiro possa ser muito forte, as suas qualidades medicinais são impressionantes e é relativamente seguro para usa-lo como um tratamento auto-prescrito. Na verdade, a cultura indiana tem vindo a utilizar óleo de Neem por milhares de anos para tudo, desde doenças de pele, inflamações, febres e até inseticida. Já existem cremes de óleo de Neem no mercado, no entanto se quiser fazer o seu próprio creme deixo aqui uma receita semelhante abaixo. Esta versão é mais espessa do que o próprio produto, mas vai derreter em contato com sua pele.

Creme Caseiro de Neem*
Para uma embalagem de 130g

40g Manteiga de Karité
30g Manteiga de Cacau
20g Óleo de rícino/mamona (Castor oil)
30g Óleo de Amendoas Doces (alternativa: Óleo de Girassol ou Sementes de Uva)**
10g*** Óleo de Neem
1/4 Colher de chá – Óleo de Vitamina E
5-10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda (opcional)
* Algumas pessoas podem mostrar sensibilidade ao óleo de Neem, por isso certifique-se testando-o num pequeno pedaço de pele.
** Para um creme mais líquido adicione mais óleo líquido neste receita
*** 10g de Óleo de Neem irão resultar num bálsamo de cheiro intenso. Se preferir, poderá reduzir a quantidade em metade para 5g de modo a mascarar o cheiro e criar um produto mais suave. Lembre-se também que o Neem pode ser muito forte e se for colocado sobre a pele directamente, não diluído, pode provocar dermatite de contato!

1. Coloque a manteiga de karité, manteiga de cacau, óleo de rícino e óleo de amêndoas doces em banho-maria. O objectivo do banho-maria é aquecer os óleos lentamente, uniformemente, e através de uma fonte de calor indireta.

2. Deixe derreter os óleos em lume brando até que estejam completamente líquidos. Mexa bem e depois coloque a tigela no congelador por cinco minutos ou até engrossar os óleos de modo a que fique com a consistência do óleo de rícino e ligeiramente opaca.

3. Retire a tigela fora do congelador e bata-o com uma batedeira, acrescentando o óleo essencial, vitamina E e óleo de Neem. O óleo essencial de lavanda vai ajudar a mascarar o cheiro do Neem e também será útil para encoragarem as células da pele para se regenerarem. O Óleo essencial de lavanda também é calmante e anti-inflamatório, seguro para pessoas com dermatite.

4. Coloque o produto acabado num recipiente com tampa. Poderá usar o creme imediatamente após ele assentar.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comentários

  1. Márcia Olivio

    29 de May de 2016 at 1:51

    Eu posso tratar neurodermatite emocional com o tratamento indicado aqui, para a psoriase, com o óleo de Neem?
    Obrigada pela atenção,

    Márcia

  2. Paula Freitas

    3 de August de 2016 at 3:35

    Boa noite!
    Estou desesperada com várias regiões do meu rosto como próximo a sobrancelha, nas laterais do nariz, queixo, descamando, muito vermelho e ardendo demais o que pode ser isso, estou sem plano de saúde, estive no posto e pediram pra eu voltar em setembro pra tentar marcar um clínico, por favor, se poder me ajude!!!!
    Grata,
    Paula

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *