Couve

Por  | 3 Comentários

Couve

Brassica oleracea

SINÓNIMOS: Couve-branca

PARTES USADAS: As folhas da couve, que contêm ingredientes activos como vitamina C, vitaminas do grupo B, substâncias minerais, princípios amargos e glicósidos do óleo mostarda são usadas para fins medicinais. Além disso, a couve-branca contém o chamado factor anti-úlcera (também conhecido por «vitamina U»), descoberto em 1950.

EFEITOS MEDICINAIS: Como o seu nome sugere, o factor anti-úlcera ajuda a prevenir as úlceras gástricas. Os princípios amargos, os glicósidos do óleo mostarda e a vitamina C todos têm efeitos positivos nas membranas mucosas e na pele.

APLICAÇÕES: A ingestão de sumo de couve acabado de espremer  ajuda a tratar das úlceras gástricas e duodenais. Este regime inclui o consumo de cerca de um litro de sumo de couve por dia durante 4 a 6 semanas, acompanhado por uma dieta ligeira. As folhas de couve são usadas externamente para envolver úlceras nas pernas, zona, inflamações das unhas e do peito, queimaduras ligeiras e urticária. Diz-se a inalação de vapores de couve faz desaparecer as dores de cabeça.

SUMO: Esprema as folhas de uma couve utilizando uma centrifugadora. Irá necessitar de cerca de 2 kg de couve para obter 0,5 l de sumo. Este deve ser preparado no dia em que é consumido; aliás, será ainda melhor prepará-lo duas vezes ao dia.

CATAPLASMA: Escalde as folhas de dentro da couve, escorre-as e retire o talo do meio. Entretanto com o rolo da massa até ficarem macios e depois coloque sobre a zona afectada. Fixe com uma gaze e ligadura e substitua duas vezes ao dia.

BANHOS DE VAPOR: Rale finamente uma couve cortada aos quartos. Deixe ferver durante quinze minutos. Deite o preparado num prato e inale os vapores quentes durante cerca de dez minutos, com uma toalha sobre a cabeça.

SABIA QUE: Para além da couve-branca, há outras espécies de couve que são boas para a saúde e possuem o factor anti-úlcera.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    3 Comentários

    1. maria

      23 de December de 2012 at 1:53

      nunca vi couve branca,onde encontro,estou com uma ulccera varicosa na perna,e doi di mais estou tomando varios remédios mas não tira a dor .me ajude por favor ficarei grata.abraço.

      • viorica rosado

        20 de February de 2013 at 22:43

        A cove coração tem as mesmas propriedades como a cove branca…uzam-se as folhas mais escuras, bem lavadas…

      • luzia

        6 de March de 2013 at 0:38

        pela foto deve ser o repolho; que deve ser escaldado e amassado….

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *