Conjuntivite e Blefarite

Conjuntivite e Blefarite

A conjuntivite, conhecida vulgarmente por « olhos vermelhos», é uma inflamação da membrana mucosa que cobre o globo ocular. A blefarite é a inflamação da pálpebra. Ambas são geralmente provocadas por uma infecção, embora a conjuntivite possa estar também associada ao ar poluído ou à diminuição das secreções normais do olho na velhice.

Colírio de Eufrásia e Maravilha:

  • A eufrásia ou olho brilhante é uma planta usada tradicionalmente no tratamento das infecções oculares. Trata-se de uma minúscula plantinha semiparasítica que se  encontra nos prados de ervas e raramente cultivada nas hortas.
Ingredientes:
  • 15 G de eufrásia seca.
  • 10 g de pétalas secas de maravilha.
  • 500 ml de água.
Como Preparar o Colírio:
  • Misturar as plantas e a água e aquecer num tacho.
  • Ferver em lume brando durante 5 -10 minutos, para esterilizar as ervas, coar e deixar arrefecer completamente. Guardar num frasco esterilizado.
Tratamento:
  • Deitar um pouco num copinho próprio esterilizado e banhar bem um olho de cada vez, esterilizando o copo após cada aplicação e deitando nova quantidade de colírio para cada olho. Repita com frequência em casos agudos, fazendo a mistura todos os dias.
Atenção: 
  • Consultar o médico se a infecção náo passar num dia ou dois ou se a visão diminuire ou aparecer dor.
Tratamentos Suplementares:  
  • Aplicar saquinhos frios e usados de chá indiano, chinês ou de funcho e relaxar durante um quarto de hora.
  • Para combater as infecções, beber uma infusão normal de eufrásia 3 vezes por dia, e tomar 2 ou 3 pérolas de alho ou 2 cápsulas de 200mg de equinácea 3 vezes por dia .
Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

3 Comments


  1. Bom dia,
    apenas um comentário de desabafo.
    Acho uma pena não ter mais empenho, pesquisa, sobre a questão da blefarite, que é a inflamação da pálpebra, região dos cílios.
    Pois sofro desse mal há anos. O meu oculista fala que não existe cura. O tratamento para tal não pode ser continuadamente, pois pode prejudicar a visão. Portanto fica o desconforto da coçeira e das casquinhas diárias, fazendo com que caem os cílios com o passar do tempo.

    atenciosamente,
    Amélia

  2. Um problema muito chato mesmo.A medicação não pode ser utilizada por longo tempo, a higiene tem que ser minuciosa. EScovo meus cílios diariamente com escova para bebês e shampoo JOhnson que li ser o mais eficaz. Triste ver os cílios caindo principalmente quando eles estão viçosos. Haja Deus!
    Cuidado ao remover maquiagem! Não deixar nenhum fragmento e não esquecer de que a blefarite ama gordura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>