Chicória-do-café

Por  | 0 Comentários

Chicória-do-café

Cichorium intybus

SINÓNIMOS: Almeirão, chicória-amarga, chicória-brava

PARTES USADAS: Utilizam-se toda a planta incluindo raiz e flor. Os principais componentes activos são os taninos e os princípios amargos.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos impedem o desenvolvimento das bactérias nocivas nas membranas mucosas  e os princípios amargos estimulam a secreção dos fluidos digestivos.

APLICAÇÕES: O chá de chicória é um tónino de sabor amargo que aumenta o apetite, actua no fígado e estimula o fluxo baliar. Usa-se o chá de chicória para a flatulência, enfartamento e dores abdominais difusas. Externamente, aplica-se a chicória para ajudar a resolver problemas de pele.

CHÁ: Deite 1 chávena de água fria sobre 1 colher de chá de raiz de chicória seca ou da planta. Leve a levantar fervura e depois deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 2 a 3 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia. Adoce com mel, se quiser.

MISTURA PARA CHÁ: Misture 1 colher de chá de raiz de chicória seca ou de folha com 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água fria sobre  a mistura e leve a levantar fervura. Deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 2 a 3 minutos. Coe e beba 2 a 3 chávenas ao longo do dia. Adoce com mel, se quiser.

TÓNICO DE LIMPEZA: Deite 2 chávenas de água fria sobre 4 colheres de sopa de raiz de chicória seca ou folha. Leve a levantar fervura e depois deixe ferver em lume brando durante aproximadamente 3 minutos. Coe quando arrefecer. Ensope uma bola de algodão nesta decocção e esfregue a pele.

DICA: Pode facilmente colher e secar chicória. Esta é uma planta que se encontra por todo o lado nas beiras dos caminhos, margens de rios e terrenos não cultivados. Distingue-se facilmente das outras espécies, mas não a colha em caminhos onde levam cães a passear. Ate-a em molhos e deixe secar em local escuro ou num sótão.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *