1.33
Cebola
setembro 9th in Plantas Medicinais by .

Cebola

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Cebola

Allium cepa

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Os bolbos da cebola são usados para fins medicinais. As cebolas são usadas para fins medicinais. As cebolas contêm essencialmente componentes sulfúricos como o alicina, polisulfetos e S-óxido de propantil. Também são ricas em flavonóides e vitamina C.

EFEITOS MEDICINAIS: Os componentes sulfúricos têm efeitos anti-inflamatiórios, estimulam a secrecção dos fluidos e da urina e facilitam a cicatrização. Os flavonóides também têm efeitos anti-inflamatórios e vitamina C fortalece o sistema imunitário em geral, o que indirectamente também facilita a cicatrização.

APLICAÇÕES: A cebola pode ser utizada tanto para tratamentos externo como interno. O xarope ou sumo de cebola é recomendado para os resfriados e tosse, nomeadamente quando há fortes acessos de tosse. Tem propriedades mucolíticas e antitússicas e acalma as membranas mucosas da faringe. Os emplastros ou cataplasmas da cabeça, e para inchaços. Também se usam cebolas para tratar dos calos e das picadas de insectos.

SUMO/XAROPE: Descasque e pique finamente 1 cebola. Leve a cozer em 1 chávena de água e 115 g  de açúcar caramelizado, em lume médio, até ficar em xarope. Passe por um passador de rede fino e guarde num frasco. Tome várias colheres de chá por dia.

LEITE: Pique  finamente 2 cebolas com casca. Leve a ferver com 1 colher de chá de mel, 1 cravinho, 1 ramo de tomilho e um pouco de água. Deixe descansar durante doze horas, depois passe por um crivo fino e ferva com 1 chávena de leite. Beba 2 a 3 copos por dia.

SUMO: Descasque as cebolas e rale-as com um ralador de maçã. Esfregue em inchaços  ou em picadas de insecto. Friccionar a região afectada com bocados de cebola acabados de cortar também reduz o inchaço e o prurido.

COMPRESSAS/CATAPLASMAS: Descasque e pique finamente 1 cebola, embrulhe em gaze e coloque no ouvido que lhe dói (ou na nuca para as dores de cabeça). Segure a compressa com um boné ou com um cachecol. Repita a aplicação várias vezes ao dia.

SAIBA QUE: A cebola também é usada para tratar dos calos. deite um pouco de sumo de limão numa rodela de cebola e coloque sobre o calo preso com um adesivo. Repita o tratamento diariamente, após o que será fácil tirar o calo.

NOTA IMPORTANTE: Não aproxime o sumo ou os bocados de cebola dos olhos para evitar irritações da vista.

12 Comentários

  • valdinei
    8 de outubro de 2012
  • carolina nogueira
    17 de outubro de 2012
  • silvana novais
    10 de dezembro de 2012
  • NATÁLIA
    10 de fevereiro de 2013
  • luiz fonseca
    24 de março de 2013
  • José
    6 de fevereiro de 2014
  • maria celia magalhaes fernandes
    24 de fevereiro de 2014
  • Amanda
    14 de abril de 2014
  • angela
    27 de maio de 2014
  • elisabete
    30 de maio de 2014
  • maria
    5 de junho de 2014
  • joao
    7 de agosto de 2014

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional