Cebola

Cebola

Allium cepa

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Os bolbos da cebola são usados para fins medicinais. As cebolas são usadas para fins medicinais. As cebolas contêm essencialmente componentes sulfúricos como o alicina, polisulfetos e S-óxido de propantil. Também são ricas em flavonóides e vitamina C.

EFEITOS MEDICINAIS: Os componentes sulfúricos têm efeitos anti-inflamatiórios, estimulam a secrecção dos fluidos e da urina e facilitam a cicatrização. Os flavonóides também têm efeitos anti-inflamatórios e vitamina C fortalece o sistema imunitário em geral, o que indirectamente também facilita a cicatrização.

APLICAÇÕES: A cebola pode ser utizada tanto para tratamentos externo como interno. O xarope ou sumo de cebola é recomendado para os resfriados e tosse, nomeadamente quando há fortes acessos de tosse. Tem propriedades mucolíticas e antitússicas e acalma as membranas mucosas da faringe. Os emplastros ou cataplasmas da cabeça, e para inchaços. Também se usam cebolas para tratar dos calos e das picadas de insectos.

SUMO/XAROPE: Descasque e pique finamente 1 cebola. Leve a cozer em 1 chávena de água e 115 g  de açúcar caramelizado, em lume médio, até ficar em xarope. Passe por um passador de rede fino e guarde num frasco. Tome várias colheres de chá por dia.

LEITE: Pique  finamente 2 cebolas com casca. Leve a ferver com 1 colher de chá de mel, 1 cravinho, 1 ramo de tomilho e um pouco de água. Deixe descansar durante doze horas, depois passe por um crivo fino e ferva com 1 chávena de leite. Beba 2 a 3 copos por dia.

SUMO: Descasque as cebolas e rale-as com um ralador de maçã. Esfregue em inchaços  ou em picadas de insecto. Friccionar a região afectada com bocados de cebola acabados de cortar também reduz o inchaço e o prurido.

COMPRESSAS/CATAPLASMAS: Descasque e pique finamente 1 cebola, embrulhe em gaze e coloque no ouvido que lhe dói (ou na nuca para as dores de cabeça). Segure a compressa com um boné ou com um cachecol. Repita a aplicação várias vezes ao dia.

SAIBA QUE: A cebola também é usada para tratar dos calos. deite um pouco de sumo de limão numa rodela de cebola e coloque sobre o calo preso com um adesivo. Repita o tratamento diariamente, após o que será fácil tirar o calo.

NOTA IMPORTANTE: Não aproxime o sumo ou os bocados de cebola dos olhos para evitar irritações da vista.

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

12 Comments


  1. Bom dia, tenho uma doença pulmonar cronica e por causa disso tenho muita expetoração mesmo muita não sei o que fazer já tomei tanta coisa e nada ajudou ,gostaria de saber se me podiam ajudar ,obrigado.

  2. Achei o site interessante; mas um pouco complicado para encontrar as receitas; fui na pesquisa e nada.Gostaria de receber a receita :Suco de cebola para diabético.Conto com a vossa compressão.Desde já agradecida. Meu email:macemagal@ Hotmail.com

  3. Gostaria de saber se tem alguma planta natural para tratamento de demartite liquenoíde pois meu esposo sofre dessa doença se tiver mas informações sobre essa doença ficaria grata em recebe-lá…Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>