Cebola

Por  |  12 Comentários






Cebola

Allium cepa

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Os bolbos da cebola são usados para fins medicinais. As cebolas são usadas para fins medicinais. As cebolas contêm essencialmente componentes sulfúricos como o alicina, polisulfetos e S-óxido de propantil. Também são ricas em flavonóides e vitamina C.

EFEITOS MEDICINAIS: Os componentes sulfúricos têm efeitos anti-inflamatiórios, estimulam a secrecção dos fluidos e da urina e facilitam a cicatrização. Os flavonóides também têm efeitos anti-inflamatórios e vitamina C fortalece o sistema imunitário em geral, o que indirectamente também facilita a cicatrização.

APLICAÇÕES: A cebola pode ser utizada tanto para tratamentos externo como interno. O xarope ou sumo de cebola é recomendado para os resfriados e tosse, nomeadamente quando há fortes acessos de tosse. Tem propriedades mucolíticas e antitússicas e acalma as membranas mucosas da faringe. Os emplastros ou cataplasmas da cabeça, e para inchaços. Também se usam cebolas para tratar dos calos e das picadas de insectos.

SUMO/XAROPE: Descasque e pique finamente 1 cebola. Leve a cozer em 1 chávena de água e 115 g  de açúcar caramelizado, em lume médio, até ficar em xarope. Passe por um passador de rede fino e guarde num frasco. Tome várias colheres de chá por dia.

LEITE: Pique  finamente 2 cebolas com casca. Leve a ferver com 1 colher de chá de mel, 1 cravinho, 1 ramo de tomilho e um pouco de água. Deixe descansar durante doze horas, depois passe por um crivo fino e ferva com 1 chávena de leite. Beba 2 a 3 copos por dia.

SUMO: Descasque as cebolas e rale-as com um ralador de maçã. Esfregue em inchaços  ou em picadas de insecto. Friccionar a região afectada com bocados de cebola acabados de cortar também reduz o inchaço e o prurido.

COMPRESSAS/CATAPLASMAS: Descasque e pique finamente 1 cebola, embrulhe em gaze e coloque no ouvido que lhe dói (ou na nuca para as dores de cabeça). Segure a compressa com um boné ou com um cachecol. Repita a aplicação várias vezes ao dia.

SAIBA QUE: A cebola também é usada para tratar dos calos. deite um pouco de sumo de limão numa rodela de cebola e coloque sobre o calo preso com um adesivo. Repita o tratamento diariamente, após o que será fácil tirar o calo.

NOTA IMPORTANTE: Não aproxime o sumo ou os bocados de cebola dos olhos para evitar irritações da vista.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

12 Comentários

  1. valdinei

    8 de outubro de 2012 at 21:59

    ola boa noite eu tenho urcera e gostaria de saber se esse xarope faz mal.

  2. carolina nogueira

    17 de outubro de 2012 at 14:25

    fiz cha de casca de cebola tambem faz o mesmo efeito para a tosse

  3. silvana novais

    10 de dezembro de 2012 at 23:29

    muito bom que Deus abençoe vcs.obrigada…

  4. NATÁLIA

    10 de fevereiro de 2013 at 12:40

    EU LI QUE O CHA DA CEBOLA E UM ÓTIMO EMAGRECEDOR.

  5. luiz fonseca

    24 de março de 2013 at 2:32

    muitíssimo obrigado pelos esclarecimentos aprendi muito que DEUS abençoe AMÉM.

  6. José

    6 de fevereiro de 2014 at 11:17

    Bom dia, tenho uma doença pulmonar cronica e por causa disso tenho muita expetoração mesmo muita não sei o que fazer já tomei tanta coisa e nada ajudou ,gostaria de saber se me podiam ajudar ,obrigado.

  7. maria celia magalhaes fernandes

    24 de fevereiro de 2014 at 18:27

    Achei o site interessante; mas um pouco complicado para encontrar as receitas; fui na pesquisa e nada.Gostaria de receber a receita :Suco de cebola para diabético.Conto com a vossa compressão.Desde já agradecida. Meu email:macemagal@ Hotmail.com

  8. Amanda

    14 de abril de 2014 at 11:34

    Gostaria de saber se tem alguma planta natural para tratamento de demartite liquenoíde pois meu esposo sofre dessa doença se tiver mas informações sobre essa doença ficaria grata em recebe-lá…Obrigado

  9. angela

    27 de maio de 2014 at 21:51

    O suco para licose alta obrigado aguard a resp

  10. elisabete

    30 de maio de 2014 at 16:24

    Gostaria de saber fazer o suco de cebola para diabeticos. Obrigada

  11. maria

    5 de junho de 2014 at 10:01

    Por favor manda p mim como fazer o suco da cebola p diabetes obrigado

  12. joao

    7 de agosto de 2014 at 1:02

    gostaria de saber como se faz o suco de cebola.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>