Cavalinha-dos-campos

Por  |  6 Comentários

Cavalinha-dos-campos

Equisetum arvense

SINÓNIMOS: Cavalinha, cauda-de-cavalo

PARTES USADAS: Apenas se utilizam os caules nus ( caules estérieis). A cavalinha seca e picada é rica em flavóides e nutrientes minerais e contém grandes qualidades de ácido silíco e potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: A combinação de potássio e ácido silíco e os flavonóides torna a cavalinha diurética. O ácido silíco contém silício que é um elemento essencial ao corpo humano. Especialmente os tecidos de crescimento rápido como as membranas mucosas, pele, cabelo e unhas consomem grande quantidade de silíco, pelo que o que está contido no ácido silíco ajuda a cicatrização. Além disso, o silíco aumenta a capacidade da pele para reter a humidade e facilita o desenvolvimento do tecido conjuntivo e o crescimento saudável do cabelo e das unhas. Quando um organismo envelhece, porém, ele retém menos silíco o que reduz a elasticidade e a força dos tecidos de ligação, assim como a capacidade de fixar a água.

APLICAÇÕES: Quando ingerida regularmente na forma de chá, a cavalinha pode curar as infecções do tracto urinário e edemas nas pernas, devido aos seus efeitos diúreticos. O chá de cavalinha também é recomendado para a gota, visto que ajuda a expulsar as toxinas. Gargarejar ou bochechar com chá de cavavinha auxilia na cura das gengivites e faringites. Lavar as feridas com uma decocção ou a plicar um pano facilita a cicatrização de feridas crónica ou de lenta cicatrização.

CHÁ: Ferva 1 colher de sopa de cavalinha seca em 1 chávena de água durante uns 5 minutos. Deixe em infusão durante cerca de quinze minutos e depois coe. Beba 3 chávenas ao longo do dia. Como o chá pode ter um sabor bastante amargo é recomendvel beber a seguir um copo de água.

BANHOS: Para um banho completo, deite 3 mãos-cheias de cavalinha à água do banho. Deixe-se ficar no banho durante cerca de dez minutos.

CATAPLASMA: Ponha ao lume cerca de 0,5 l de água com 6 colheres de sopa de cavalinha seca. Deixe ferver em lume brando durante uma meia hora e depois coe. Mergulhe uma gaze esterilizada e absorvente na decocção e aplique na ferida. Mude o penso 2 a 3 vezes por dia.

NOTA IMPORTANTE: O consumo regular de chá de cavalinha não é recomendável a pessoas com problemas de coração ou de rins.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

6 Comentários

  1. francisco

    31 de março de 2012 at 14:13

    gostava de saber se e bom para imagrecer obrigado

  2. flavia

    10 de junho de 2012 at 17:28

    a arruda tambem serve como um remedio caseiro?

    • Beatriz

      7 de março de 2013 at 12:00

      Ola o que eu sei , o arruda não deve tomar mulheres com suspeita de gravides ele é abortivo ; ele é um cha muito amargo e só toma para atraso mestrual..

  3. nilde henriques

    17 de agosto de 2012 at 21:28

    obrigada pelas informações dadas,precisava mesmo da vossa ajuda,foi-me de grande valia.

  4. daiane

    9 de março de 2013 at 16:02

    gostaria de saber se esse cha e bom pra quem tem infecço de urina e pedra na visicula

  5. daiane

    9 de março de 2013 at 16:03

    eu tenho um pouquinho de sopro no coraçao e recomendavel esse cha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>