Castanheiro

Castanheiro

Castanheiro

Castanea sativa 

SINÓNIMOS: Castanheiro-europeu

PARTES USADAS: Aproveitem-se as folhas compridas e lanceoladas que contêm taninos e flavonóides quando secas. Os frutos, as castanhas, são comestíveis.

EFEITOS MEDICINAIS: As folhas são usadas pelas suas propriedades medicinais nos problemas das vias respiratórias superiores, tosse convulsa, asma e faringite. Contudo, a ciência médica actual não encontra razão para este efeito.

APLICAÇÕES: A ingestão de duas a três chávenas de chá de folhas secas tem fama de tratar de ser aconselhável para tratar da bronquite, tosse convulsa ou asma. O chá frio é usado para gargarejar, nos casos de faringite.

CHÁ: Deite 1 chávena de chá de água a ferver sobre 1 colher de chá de castanhas secas, picadas. ferva durante uns instantes e depois deixe em  infusão só 3 minutos. Quando necessitar, beba 2 a 3 chávenas por dia. Use o chá morno ou frio para fazer gargarejos várias vezes ao dia.

NOTA IMPORTANTE: Não confunda o castanheiro-europeu com o castanheiro-de-cavalo o qual também é utilizado para remédios caseiros, mas com componentes diferentes e, consequentemente, efeitos diversos. As castanhas deste último também são utilizadas.

 

 

Author Info

Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Ainda sem comentários

Publicar um comentário