Carvalho-comum

Por  | 1 Comentário

Carvalho-comum

Quercus robur

SINÓNIMOS: Carvalho-alvarinho; Carvalho-roble

PARTES USADAS: Utiliza-se a casca dos rebentos jovens. A mencionada casca possui de sete a vinte por cento de taninos e é a sua principal substância activa.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos são adstringentes e também anti-inflamatórios. Para além disso, o seu efeito adstringente torna-os apropriados nos tratamentos da diarreia.

APLICAÇÕES: O chá de casca de carvalho está recomendado para inflamações intestinais e diarreia. Também é útil gargarejar com este chá contra as estomatites e faringites.Um cotonete embebido numa solução de casca de carvalho pode ser inserido nas narinas para parar o corrimento nasal. Um banho de assento é bom para as homorróidas, eczema e infecções vaginais ou anais. A casca de carvalho em pó pode usar-se para evitar o suor nos pés.

CHÁ: Deite 1 chávena cheia de água a ferver sobre 1 colher de chá de carvalho seco e pisada. Deixe em infusão durante cerca de dez minutos e coe.

SOLUÇÃO PARA GARGAREJAR: Deixe ferver 3 colheres de sopa de casca de carvalho durante cerca de 15 minutos em 2 chávenas de água e em seguida coe. Gargareje 3 a 4 vezes ao dia.

TAMPÃO NASAL: Embeba um tampão na solução tépida de gargarejar e insira-o na narina afectada. Retire passados 15 minutos.

BANHO DE ASSENTO: Deixe ferver 3 colheres de sopa de casca de carvalho seca, em cerca 0,5 l de água durante cerca de 15 minutos e em seguida coe. Deite esta decocção num recipiente para o banho de assente e utilize durante cerca de dez minutos. Faça este tratamento diariamente, de manhã e à noite

PÓ PARA PÉS SUADOS: Misture 3 colheres de sopa de óxido de alumínio com 1 1/2 colher de sopa de casca de carvalho em pó.Junte 2 colheres de sopa de folhas de tomilho em pó e 1 1/2 colheres de sopa de raízes de violeta também em pó. Guarde numa vasilha que possa ser bem fechada. De manhã, antes de calçar as meias ou peúgas, polvilhe os seus pés com este pó.

NOTA IMPORTANTE: Não beba mais do que dois copos de chá de casca de carvalho por dia; alguns indivíduos reagem com mal-estar gástrico. Do mesmo modo devem evitar-se banhos regulares com casca de carvalho, uma vez que os taninos podem desidratar a pele.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Maria da Conceição Quintino Alves

      1 de June de 2015 at 8:09

      Não consigo encontra as folha de carvalho ou casca precisou com urgência agradeço uma resposta obrigada

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *