Cardo-leiteiro

Por  | 0 Comentários

Cardo-leiteiro

Silybum marianum

SINÓNIMOS: Cardo-de-Santa Maria

PARTES USADAS: Utiliza-se apenas o fruto desta planta, o ingrediente principal e silimarina, um complexo de três flavonóides, para além disso o fruto contém ainda óleos essenciais e princípios amargos.

EFEITOS MEDICINAIS: A silimarina é conhecida como um protector hepático. Usados esternamente os ingredientes têm fama de possuir efeitos suavizantes em veias varicosas e úlceras da parte inferior da perna.

APLICAÇÕES: O fruto do cardo-leiteiro costuma usar-se para a convalescença de figado gordo ou hepatite, ajudando a regeneração das células do fígado a uma maior velocidade ou prevenindo que as mesmas sejam destruidas. Diz-se que cataplasmas desse fruto reduzem a dor associada a veias varicosas e facilitam a cicatrização de ulceras da perna.

CHÁ: Deite uma chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de frutos de cardo-leiteiro e escorra passados quize minutos. Beba 3 chávenas deste chá durante o dia, de preferência com o estômago vazio, de manhã, como uma última bebida ao deitar.

MISTURA PARA CHÁ: O chá acima mencionado pode ser melhorado no gosto, se adicionar 1 colher de chá de hortelã ou sementes de nigela em pó.

CHÁ PARA FACILITAR A SECREÇÃO DA BÍLIS: Misture 1 colher de chá de frutos de cardo-leiteiro com 1/2 colher de chá de marroio, 1/2 colher de chá de raiz de dente-de leão e 1/2 colher de chá de hortelã. Deite 1 chávena de água a ferver sobre esta mistura e coe passados quinze minutos. Beba 3 chávenas por dia antes das refeições principais.

CATAPLASMAS: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de frutos de cardo-leiteiro e deixe em infusão urante dez minutos. Ensope um pano de linho nesta decocção e ate em redor da parte inferior da perna. Retire várias vezes ao dia.

DICA: Algumas pessoas informaram que as sementes esmagadas também se encontram à venda em algumas farmácias ou em postos de atendimento médico. Afirmam que este pó ajuda à cicatrização de úlceras de perna quando estas se espalham.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *