Plantas Medicinais

Cardamomo

By  | 

Cardamomo

Elettaria cardamomum

SINÓNIMOS: Cardamomo-de-Malabar

PARTES USADAS: Utilizam-se as sementes de cardamomo, cujos ingredientes activos principais são os óleos essenciais.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais estimulam a produção do suco gástrico e facilitam os movimentos dos intestinos, tendo também efeitos anticonvulsivos.

APLICAÇÕES: Diz-se que a ingestão de chá de cardamomo facilita a digestão. Também é uma ajuda contra a flatulência e tem fama de aliviar as dores e cólicas do estômago. Mastigar as sementes de cardamomo ou gargarejar com o chá frio refresca o hálito e ajuda no mau hálito crónico. As vozes do povo dizem que o chá de cardamomo também cura a ressaca.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá cheia de sementes de cardamomo, deixe em infusão durante cerca de dez minutos e depois coe. Beba 1 chávena antes das refeições.

SUMO DE MAÇÃ CONDIMENTADO: Esmague num almofariz 1 colher de chá de sementes de cardamomo com 1 colher de chá de sementes de coentro, 1 colher de chá de alcaravia e 1/2 colher de chá de sementes de anis-estrelado. Junte 1 colher de chá de erva-cidreira e ferva em cerca de 1 litro de sumo de maçã. Deixe arrefecer e depois coe. Adoce com mel e quarde numa garrafa estilizada, no frigorífico. Beba 1 copo de licor por dia.

DICA: O cardamomo pode ser misturado com chá preto e ser consumido ao longo do dia.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia…

2 Comments

  1. Eunice dias

    5 de December de 2012 at 16:28

    Hola,gostaria de saber qual desta plantas e eficaz contra o mal hálito …agradeceria muito ,porque ja tomei vários e nao vejo resultado.Obrigada.

  2. jarbas duarte

    17 de March de 2013 at 13:03

    Oi Natália, gostaria de receber em meu e-mail as dicas valiosas de saúde.
    Também desejo saber onde comprar o cardamomo em
    Curitiba.
    Desde já agradeço
    Jarbas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *