Camomila

Por  | 1 Comentário

Camomila

Matricaria recutita

SINÓNIMOS: Margaça-das-boticas, camomila-da-Alemanha, macela.

PARTES USADAS: Empregam-se as flores por serem ricas em óleos essenciais como o camazuleno e o bisaboleno. Entre os outros ingredientes activos estão flavonóides, taninos e ácido valeriano.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais da camomila têm efeitos anti-inflamatórios, pelo que a camomila é usada para tratar das inflamações do tracto digestivo e respiratório. Também se usa a camomila nos problemas de pele como o acne ou abcessos, feridas crónicas ou inflamações nas unhas.

APLICAÇÕES: Quando consumido com regularidade, os chá de camomila ajuda no tratamento de desarranjos gástricos, enjoos, náuseas e entrites. Gargarejar ou buchechar com o chá de camomila facilita a cicatrização de gengivites, estomatites e faringites. Os vapores de camomila aliviam tosses e gripes. Recomenda-se a lavagem com camomila de feridas crónicas, hemorródias ou inflamações no sabugo das unhas.

CHÁ: Deite uma chávena de água quente sobre uma colher de sopa de camomila. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos e depois coe. Beba 3 a 4 chávenas ao longo do dia.

BANHOS: Dependendo do tipo de o desejado, isto é, dos pés, das mãos, de assento ou banho completo, junte entre 2 colheres de sopa e 2 mãos cheias de camomila na água do banho. Prolongue o banho por uns 10 minutos.

INALAÇÕES: Deite 3 colheres de sopa de camomila num prato raso. Junte água quente e coloque o resto por cima do prato, com a cabeça coberta por uma toalha turca. Inale durante 10 minutos. Repita este procedimento 2 vezes ao dia quando estiver com gripe.

CATAPLASMAS: Envolva a camomila numa gaze, deite por cima água quente e coloque sobre a zona da pele inflamada deixando estar uns 5 minutos.

ÓLEO: Triture uma mão cheia de flores de camomila até ficarem em pó. Junte 1/2 chávena de óleo de soja, deite num frasco que vêda bem e deixe em infusão durante 6 semanas. Agite o frasco diariamente. Quando o óleo ficar cor de âmbar, passe-o por um pano e esprema as flores. Deite o óleo numa garrafa e feche bem.

DICA: A camomila pode ser administrada desde a infância. Quando uma criança tem dores de dentes poderá esfregar-lhe se gengivas com óleo de camomila.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Maria da gloria Passos Vasconcelos

      16 de February de 2015 at 9:03

      Muito bom chá de camomila.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *