0.3
Calêndula
maio 22nd in Plantas Medicinais by .

Calêndula

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Calêndula

Calendula officinalis

SINÓNIMOS: Maravilhas, boas-noites

PARTES USADAS: O seu componente activo mais famoso é a sapogenina calêndula, mas as flores também contêm sapogeninas, glicósidos, óleos essenciais, carotenóides, xantofilas, princípios amargos e mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: A sapogenina calêndula tem efeitos anti-inflamatórios. As saponinas têm  fama de reduzirem o nível de gordura no sangue e de inibirem o crescimento de melanomas. Os óleos essenciais têm efeitos anti-sépticos especialmente contra fungos e bactérias. Os carotenóides e xantofilas fortalecem as defesas do corpo.

APLICAÇÕES:  As flores da calênlula são empregues essencialmente para uso externo. O urguento de calêndula usa-se  em feridas crónicas, infecções nas unhas e úlceras das pernas. As cataplasmas são usadas para entorses, luxações, abcessos, contusões e queimaduras. Utiliza-se para aplicação interna através de chá em distúrbios da vesícula, espasmos gástricos ligeiros e dores menstruais. A sua cor agradável faz das suas flores um ingrediente popular em muitas misturas para chá. Recomenda-se gargarejar com chá de calêndula para as inflamações mucosas da boca.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Beba 3 chávenas deste chá ao longo do dia. Utilize frio para gargarejos.

LEITE DE CALÊNDULA: Misture 1 colher de chá de folhas de calêndula com 1 colher de chá de potentilha e 1 colher de chá de folhas de alquemila. Aqueça esta mistura numa chávena de leite, deixe em infusão durante 5 minutos e depois coe. Adoce com mel e junte um pouco de canelas, se gostar. Este leite é muito eficaz no alívio das dores menstruais.

MANTEIGA DE CALÊNDULA/  UNGUENTO DE CALÊNDULA: Esmague 2 mãos-ceias de flores de calêndula frescas. Mergulhe em água quente juntamente com 60g de manteiga e mexa constantemente durante vinte minutos. passe através de uma gaze e deixe arrefecer. Guarde num recipiente esterilizado e conserve no frigorífico de onde deverá tirá-lo meia hora antes da aplicação.

CATAPLASMA: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Mergulhe um pano na infusão e envolva com ele a zona da ferida. cubra com uma toalha e deixe ficar até o pano arrefecer. Repita várias vezes ao dia.

DICA: Amamentar causa por vezes inflamações nos mamilos. A aplicação com regularidade de unguento de calêndula permite que os mamilos se mantenham macios e flexíveis.

5 Comentários

  • deuslene oliveira paulino
    24 de dezembro de 2011
    • patty
      25 de maio de 2012
  • Andrea
    29 de dezembro de 2012
  • Rocha Gusmão
    21 de janeiro de 2013
  • Alciene de Oliveira
    21 de março de 2013

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional