Calêndula

Por  |  5 Comentários

Calêndula

Calendula officinalis

SINÓNIMOS: Maravilhas, boas-noites

PARTES USADAS: O seu componente activo mais famoso é a sapogenina calêndula, mas as flores também contêm sapogeninas, glicósidos, óleos essenciais, carotenóides, xantofilas, princípios amargos e mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: A sapogenina calêndula tem efeitos anti-inflamatórios. As saponinas têm  fama de reduzirem o nível de gordura no sangue e de inibirem o crescimento de melanomas. Os óleos essenciais têm efeitos anti-sépticos especialmente contra fungos e bactérias. Os carotenóides e xantofilas fortalecem as defesas do corpo.

APLICAÇÕES:  As flores da calênlula são empregues essencialmente para uso externo. O urguento de calêndula usa-se  em feridas crónicas, infecções nas unhas e úlceras das pernas. As cataplasmas são usadas para entorses, luxações, abcessos, contusões e queimaduras. Utiliza-se para aplicação interna através de chá em distúrbios da vesícula, espasmos gástricos ligeiros e dores menstruais. A sua cor agradável faz das suas flores um ingrediente popular em muitas misturas para chá. Recomenda-se gargarejar com chá de calêndula para as inflamações mucosas da boca.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Beba 3 chávenas deste chá ao longo do dia. Utilize frio para gargarejos.

LEITE DE CALÊNDULA: Misture 1 colher de chá de folhas de calêndula com 1 colher de chá de potentilha e 1 colher de chá de folhas de alquemila. Aqueça esta mistura numa chávena de leite, deixe em infusão durante 5 minutos e depois coe. Adoce com mel e junte um pouco de canelas, se gostar. Este leite é muito eficaz no alívio das dores menstruais.

MANTEIGA DE CALÊNDULA/  UNGUENTO DE CALÊNDULA: Esmague 2 mãos-ceias de flores de calêndula frescas. Mergulhe em água quente juntamente com 60g de manteiga e mexa constantemente durante vinte minutos. passe através de uma gaze e deixe arrefecer. Guarde num recipiente esterilizado e conserve no frigorífico de onde deverá tirá-lo meia hora antes da aplicação.

CATAPLASMA: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de sopa de flores de calêndula e deixe em infusão durante dez minutos. Mergulhe um pano na infusão e envolva com ele a zona da ferida. cubra com uma toalha e deixe ficar até o pano arrefecer. Repita várias vezes ao dia.

DICA: Amamentar causa por vezes inflamações nos mamilos. A aplicação com regularidade de unguento de calêndula permite que os mamilos se mantenham macios e flexíveis.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

5 Comentários

  1. deuslene oliveira paulino

    24 de dezembro de 2011 at 1:33

    gostaria de remedios antiflamatorios para sinuzite

    • patty

      25 de maio de 2012 at 13:25

      olá deuslene oliveira?
      eu tenho uma receita maravilhosa para sinusite.È so vc pegar uns 3 dentes de alho amassar um pouco, não precisa amassar muito, so um pouco mesmo. E depois fritar na panela sem nada, so o alho mesmo, e depois inalar a fumaça que ele produzir. conforme ele estiver queimando vc fica inalando.
      Lembrando que isso nao cura totalmente, mais conforme vc fizer essa receita, o muco vai desgrudando da cabeça.
      faça essa inalaçao 2 vezes por dia, ou quando sentir o sintomas…
      obrigada….bjos

  2. Andrea

    29 de dezembro de 2012 at 21:23

    Olá!! A manteiga de calendula se faz com manteiga normal? aquela q a gente passa no pão?? ou existe alguma manteiga especial para isso?? Obrigada!!

  3. Rocha Gusmão

    21 de janeiro de 2013 at 2:56

    olá, tem uma amiga que apareceu um caroço no seio bem próximo do mamilo, e ta saindo secreçáo. Ela quer saber se usando as flores de calendula é bom/ Aguardo resposta. Obrigado

  4. Alciene de Oliveira

    21 de março de 2013 at 14:38

    Estou conhecendo este site agora. Achei super interessante.
    Eu gostaria de fazer uma consulta, sobre doenças nas unhas, mas não consegui resposta na busca que fiz nesse site.
    Moramos ha algumas décadas no centro oeste, região de clima quente e seco na maior parte do ano.
    Eu e minha família temos doenças nas unhas dos pés. Acontece mais nos dedões dos pés, as unhas ficam ocas, vão desgrudando da pele e produzindo um pozinho, uma massinha em baixo da unha e deixando a OCA. Já utilizamos varios remedios recomendados em farmacias, mas nada resolveu.
    A minha mãe, que tem mais de 70 anos, alem das unhas ficarem ocas, as unhas dos dedões ficaram escuras, pretas.Isso a incomoda bastante.
    Existe algum tratamento natural para esses dois tipos de doença nas unhas?
    Agradeço pela atenção.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>