0.86

Plantas Medicinais

Bétula

By  | 

Bétula

Bétula pendula

SINÓNINOS: Vidoeiro

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas, casca do tronco, resina e a seiva. Os ingredientes activos das folhas são principalmente flavonóides, assim como óleos essenciais, princípios amargos, taninos, saponinas e vitamina C. A seiva contêm agentes que provocam o crescimento vegetal, ácidos orgânicos e sais. A casca contém betulina, também conhecida por cânfora da bétula. A resina é rica em fenóis e essencialmente creosol e guaiacol.

EFEITOS MEDICINAIS: As folhas, que são a parte mais usada para fins medicinais, têm um forte efeito diurético sem sobrecarregarem os rins e são especialmente indicadas para infecções bacterianas do tracto urinário e  para uretrites. Também tem capacidades desinfectantes e anticonvolsivas, se bem que moderadas. Apesar de  actual falta de evidência por parte da ciência médica , muitas pessoas consideram que as folhas de bétula são o medicamente indicado para reumatismo e a gota.

APLICAÇÕES: O chá de folhas de bétula é muito apreciado em regime de purificação do sangue na primavera, já que limpa os rins de sais, areias e pedras. O chá também  é usado para o reumatismo. Diz-se que esfregar seia de bétula regularmente no couro cabeludo estimula o crescimento do cabelo e que lavagens com as folhas ajudam a melhorar o aspecto da pele.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas secas de bétula. Deixe ficar em infusão durante 10 minutos e depois coe. Ingira 0,5l ao longo do dia, entre as refeições. Beba água após a ingestão do chá.

REGIME PARA PURIFICAÇÃO DO SANGUE: Prepare uma mistura de 80 g de folhas de bétila, 55 g de sementes de funcho esmagado, 55 g de folhas de erva-cidreira, 30 g de fruto da roseira-silvestre, 30 g, de flores de sabugueiro-negro e 30 g de amores-perfeitos. Deite 1 chávena de água quente sobre 1 colher de chá da mistura. Deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Beba 3 chávenas por dia durante 4 a 6 semanas para purificar o corpo.

BANHOS:Deite 1 litro de água sobre 3 a 4 mãos-cheias de folhas de bétula; leve a levantar fervura e deixe ferver em lume brando durante dez minutos. coe e deite o líquido no banho.

FOLHAS DE BÉTULA COMO INGREDIENTE DE SALADA: Na primavera, junte umas folhas frescas e tenras de bétula à sua salada de alface.

NOTA IMPORTANTE: As pessoas que sofrem do coração ou tenham problemas de rins devem evitar beber chá de bétula. Nestas condições, os efeitos adversos são mais importantes que a desejada redução de edema.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. Carlos Tadeu

    24 de January de 2013 at 23:26

    Onde compro cha de betula no Brasil ?

    Agradecido

    Carlos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *