0.96

Plantas Medicinais

Berberis

By  | 

Berberis

Berberis vulgaris

SINÓNIMOS: Uva-espim; espinheiro-vinhedo

PARTES USADAS: A fruta vermelha brilhante e as folhas são utilizados para fins medicinais. O fruto é rico em vitamina C, AHA, substâncias minerais e vestígios elementares. As folhas contêm alcalóides.

EFEITOS MEDICINAIS: A vitamina C do fruto vermelho das berberis fortalece o sistema imunitário. As suas subtâncias activas têm de diminuir os enjoos matinais e a falta de apetite. Os alcalóides das folhas parecem fortalecer o coração.

APLICAÇÕES: O doce de berberis ou o sumo devem passar a ser componentes regulares do seu pequeno-almoço se desejar aumentar o seu apetite ou prevenir os enjoos matinais. Pode preparar um chá com as folhas, o qual constitui um tónico cardíaco, mas só o deve consumir com supervisão médica, devido ao facto de existir uma grande diversidade de problemas de coração. Além disso, as folhas em doces excessivas podem ser tóxicas.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas secas de berberis. Deixe ficar em infusão não mais de 5 minutos e depois coe. Pode beber 1 ou 2 chávenas, mas deverá consultar o seu médico antes do tratar os seus achaques com o chá de berberis.

SUMO: Ferva 500 g de fruta madura em 1/2 chávena de água até ficarem macios. Passe pelo passador. Dilua em 0,25-0,5l de água ou de sumo de maçã. Adoce com açúcar ou mel e depois deite numa garrafa esterilizada e que possa ser bem fechada. Guarde no frigorífico e consuma logo que possível.

DOCE: Ferva 500g de frutos maduros em1/2 chávena de água  até ficarem macios. Passe pelo passador. Deixe continuar a ferver até ficar em marmelada, tento adicionado a mesma quantidade de açúcar. Poderá juntar outros frutos como ameixa ou ou outras bagas.

NOTA IMPORTANTE: Os frutos dos berberis só estão livres de alcalóides nocivos quando estão maduros. Enquanto verdes, a planta contém alcalóides que têm uma tóxina média. Dosagens excessivas podem provocar náuseas, diarreia, hemorragias nasais, irritações e sonolência.

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *