1.35

Plantas Medicinais

Armorácia

By  | 

Armorácia

Armoracia rusticana

SINÓNIMOS: Rábano-rústico, rábano-picante

PARTES USADAS: Utiliza-se as raizes, que tem como principais ingredientes activos o óleo de mostarda e glicósido gluconasturcósido e sinigrina. A raiz é rica em vitamina C e em potássio.

EFEITOS MEDICINAIS: Os glicósidos têm um efeito anti-bacteriano: o óleo  de mostarda aumenta a circulação saguínea nas membranas mucosas, a vitamina C revigora as defesas do corpo, enquanto o potássio estimula os rins.

APLICAÇÕES: Os armorácio relata é recomendada nas infecções do sistema urinário e rins, assim como em casos de bronquite. A tosse e as densas camadas muco que cobrem as vias aéreas superiores podem ser tratadas com uma mistura de armorácio e mel. Também pode ser aplicado externamente. Um cataplasma armorácio é recomendado para a asma, reumatismo,dores de cabeça, dores de dentes e no chamado cotovelo de tenista (epicondilite).

DECOCÇÃO: Mistute 1 colher de sopa de armorácio acabado de ralar com 5 colheres de chá de mel e leve a ferver em 5 colhers de sopa de água. Retire rapidamente do lume. Tome 5 colheres de chá ao longo do dia.

XAROPE: Misture 1 colher de sopa de armorácio acabado de ralar com 5 colher de cebola muito picadinha e 5 colheres de chá de mel. leve a ferver em 5 colheres de sopa de água. Retire rapidamente do lume. Deixe arrefecer e depois tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

PASTA PARA USO INTERNO: Misture partes iguais de armorácio acabado de ralar com mel. Tome 1 colher de sopa por dia.

PASTA PARAN USO  EXTERNO: Misture 3 colheres de sopa de armorácio acabado de ralar com 4 colheres de sopa de queijo fresco com baixo teor de gordura. Aplique numa camada de aproximadamente 1 cm sobre articulações doridas. Lave passados dez minutos.

CATAPLASMA: Escove e leve a raiz de armorácio, rale, espalhe uma camada fina (com a espessura das costas de uma faca) sobre um pano e depois coloque sobre as articulações  doridas.

NOTA IMPORTANTE: O consumo em excesso da armorácia pode provocar uma intensa irritação das membranas mucosas e da pele. Não permita que a armorácia acabada de ralar entre em contacto com os olhos, pois o ardor é muito desagradável. 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

1 Comment

  1. Silvana

    6 de August de 2012 at 15:47

    Olá, conheço um ótimo remédio para impinge. Geralmente remédios dermatológicos são caros e o resultado demorado. Essa receita é barato e com resultado rápido, serve para impinge e micoses de pele.
    Misture enxofre, óleo e limão, até formar uma pasta, aplique no lugar infectado e pode deixar por bastante tempo, não é aconselhável tomar sol, por causa do limão, depois é só lavar normalmente, repita por algumas vezes e logo estará curado.Obs: pode ser óleo de cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *