Anis

Por  | 0 Comentários

Anis

Pimpinella anisum

SINÓNIMOS: Erva-doce

PARTES USADAS: São utilizados somente os frutos pequenos, arredondados em forma de ovo ( conhecidos como « sementes de anis » embora na verdade não se trate de sementes). Os frutos secos contêm óleos essenciais, em particular trans-Anetol, como seu principal ingrediente.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais de anis aliviam a flatulência e a tosse bem como tonificam o estômago. O anis também auxilia a  lactação a recém-nascidos. Consta ainda que o trans-Anetol tem efeitos estrogénicos.

APLICAÇÕES: Quando é ingerido em pequenas quantidades ao longo do dia, o chá de anis tem fama de aliviar a tosse e a flatulência. Aos bebés de colo pode ser dada aproximadamente uma colher de sopa de chá de anis antes da refeição, para aumentar o apetite. As mulheres que após o parto tenham lactação insuficiente devem beber regularmente chá de anis ou chás especiais para essa situação, que contenham anis. Também é costume massajar o peito com óleo de anis, para estimular a lactação.

CHÁ: Triture 1 colher de chá de anis num almofariz. Adicione 1 chávena de água quente e deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe. Adoce com mel ou açúcar, se desejar. Para a tosse beba 2 a 5 chávenas no decurso do dia.

MISTURA DE CHÁ PARA BEBÉS: Peça ao farmacêutico que prepare uma mistura de anis, funcho, cominhos-negros, nigela, manjerona e erva-cidreira, em quantidades iguais. Moa no almofariz  mistura suficiente para 1 doce e regue com água quente. Deixe em infusão durante dez minutos e em seguida coe.

ÓLEO: Esmague 1 colher de sopa de anis num almofariz. Misture com 1/2 chávena de azeite ou óleo de cominhos-negros, ( à venda em muitas drogarias). Deixe em infusão durante uma semana num local escuro em seguida coe e guarde à temperatura ambiente num local afastado da luz. Com esse óleo massaje os peitos. O óleo de anis também já se encontra pronto a usar em muitas farmácias, em combinação com outras plantas medicinais para lactação.

DICA: O anis é bem tolerado mesmo pelas crianças. Chá de anis sem açúcar para combater cólicas e gazes, pode ser administrado a recém-nascidos através de um biberão.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *