Alquemila

Por  | 1 Comentário

Alquemila

Alchemilla vulgaris

SINÓNIMOS:pé-de-leão

PARTES USADAS: Aparte da planta que cresce para fora da terra é usada para fins medicinais. Os ingredientes principais da alquemila são os taninos e os flavonóides.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos previnem o desenvolvimento de certas bactérias, combatem a diarreia e constituem um remédio há muito testado no tratamento da pele flácida. Os flavonóides fortalecem o útero e ajudam a aliviar as dores provocadas pela tensão.

APLICAÇÃO: O chá de alquemila é bom para a diarreia. Quando consumido regularmente tem um efeito de limpeza da pele e combate a leucorreia («flores-brancas»). Quando  consumido antes da data prevista para o inicio da mestruação,o chá pode ser uma ajuda no combate às dores  do período. Também tem fama de ajudar nas enxaquecas e nas dores de cabeça provocadas por tensões. banhos de  assento regulares com infusões de alquemila costumam combater os inconvenientes da leucorreia.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de alquemila e coe passados dez minutos. Beba com regularidade quando necessário.

CHÁ PARA ENXAQUECAS: Misture 2 colheres de chá de folhas de alquemila com 1 colher de chá de folhas de hortelã também secas. Deite água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Beba ao primeiro sinal de enxaqueca.

ELIXIR DAS MULHERES: Misture 1 colher de chá de folhas secas de alquemila, 1 colher de chá de folhas de calêndula e 1 colher de sopa de potentilha. Ferva a mistura em 2 chávenas de leite, deixe em infusão durante 5 minutos e depois coe. Tempere com mel e canela. Alivia as dores menstruais.

BANHO DE ASSENTO: Ferva 4 colheres de sopa de folhas secas de alquemila em cerca de 0,5 l de água, deixe em infusão durante dez minutos e depois coe. Adicione a decocção ao banho de assente que deve durar dez minutos. Combate a leucorreia.

NOTA IMPORTANTE: As pessoas que têm um estômago nervoso devem experimentar esta planta com muito cuidado, já que algumas referem o aumento da sensibilidade.

 




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    1 Comentário

    1. Alice Santos

      19 de March de 2013 at 14:40

      Adorei! Obrigada

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *