0.71
Alho Selvagem
dezembro 28th in Plantas Medicinais by .

Alho Selvagem

Simplesmente eu! Fã de Remédios Naturais, Medicina Alternativa, Plantas Medicinais, e todas as terapias alternativas...

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...



Alho Selvagem

Allium ursinum

SINÓMNIMOS: Alho-dos-ursos

PARTES USADA: Utilizam-se as folhas tenras e as raízes para fins medicinais. Só as folhas recém-colhidas contêm substâncias activas, enquanto as raízes podem ser guardadas e usadas como as cebolas espanholas. O alho selvagem contém principalmente óleos essenciais, flavonóides e vitamina C . As folhas possuem ácido fólico, um grupo de vitamina B

EFEITOS MEDICINAIS :Em conbinação com os outros ingredientes activos,  os óleos essenciais estimulam o apetite e as funções gastrointestinais. Oácido fólico tem efeitos hematopoiéticos e estimula o crescimento das células e a vitamina C geralmente aumenta as defesas do corpo. Certos estados de nervosismo podem ser causados pela falta destas vitaminas.

APLICAÇÕES: Usa-se como tempero para a comida em sumo, mas também as folhas e as raízes finamentes picadas. É um estimulante do apetite e das funções gastrointestinais e também reforça o sistema imunitário. Também parece ser uma ajuda contra a fadiga primaveril.

SUMO: Deite as folhas numa centrifugadora. Poderá tornar o sumo mais espesso juntando soro de leite coalhado ou kefir. Há locais onde na Primavera é possível adquirir folhas de alho selvagem.

PESTO: Pique 1 ramo de folhas de alho selvagem muito picadinhas. Prepare uma pasta com folhas picadas, azeite, sal e queijo parmesão (se quiser). Guarde num frasco de rosca que vede bem, pois este peste pode manter-se fresco durante várias semanas. Liga bem com pão, massa, batatas ou arroz.

NOTA IMPORTANTE: Se pretender ir apanhar alho selvagem nos campos, tenha muito cuidado para não o confundir com as folhas de lírio pois estas são altamente tóxicas. A planta correcta, o alho, selvagem exala um odor semelhante ao do alho.

 

Deixe o seu Comentário.





Remédios Caseiros, Medicina 100% natural, Ervas e plantas medicinais
e medicamentos fitoterápicos. Soluções simples e remédios naturais
para utilizar nos diversos problemas de saúde.


Valid XHTML 1.0 Transitional