Plantas Medicinais

Alfazema

By  | 

Alfazema

Lavandula angustifolia

SINÓNIMOS: Lavanda, lavândula

PARTES USADAS: As flores de alfazema, que contêm como o seu mais importante ingrediente activo o óleo essencial com a sua fragância agradável, são usadas. Mais ainda, as flores contêm taninos, flavonóides, fitosteroles e cumarinas.

EFEITOS MEDICINAIS: O óleo essencial tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso central. Os taninos diz-se que ajudam nos casos de diarreia e alfazema também tem propriedades que estimulam a secreção da bílis.

APLICAÇÕES: O chá de alfazema pode ser usado como tranquilizante do nervosismo, ansiedade e problemas de sono. É por isso vezes recomendado como anticonvulsivo ou diurético. Uma massagem com óleo de alfazema diz-se que alivia as dores provocadas pelo reumático. Um banho em alfazema é, em simultâneo, calmante e refrescante e é especialmente recomendado para quem sofra de hipotonia. Dormir sobre flores de alfazema diz-se que cura os distúrbios do sono e facilita um repouso profundo e reparador.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de flores de alfazema, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 2 chávenas, de preferência, antes do deitar.

CHÁ DE MISTURA PARA ACALMAR AS VIAS RESPIRATÓRIAS: Misture 1 colher de chá de flores de alfazema com 1 colher de chá de hortelã-pimenta. Deite 1 chávena de água a ferver sobre a mistura, deixe em infusão durante cinco a dez minutos e depois coe. Adoce com mel. Beba 3 chávenas por dia.

ÓLEO: Retire uma mão-cheia de flores de alfazema frescas ou secas dos caules e coloque-as num frasco com tampa de enroscar. Deite por cima 1 chávena de azeite. Deixe ficar 3 dias num local soalheiro e quente. Coe o azeite e esprema os resíduos das flores antes de deitar fora. Guarde num frasco opaco.

BANHO: Deite 0,5 l de água a ferver sobre 110 g de flores, deixe em infusão uns dez minutos e depois junte a decocção à água do banho.

NOTA IMPORTANTE: As garrafinhas que se encontram à venda com óleo de alfazema contêm um destilado de flores, uma mistura concentrada de óleo essencial que só pode ser aplicada em pequenas gotas. Se quiser utilizar este óleo para massagens,misture primeiramente 1 ou 2 gotas numa colher de sopa de óleo alimentar.

 

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *