Alecrim

Alecrim

Rosmarinus offinalis

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS: Utilizam-se as folhas da planta. Os ingredientes activos são óleos essencias, taninos, princípios amargos, flavonóides, ácido de triterpeno e álcool de triterpeno.

EFEITOS MEDICINAIS: Os óleos essenciais estimulam o  sistema nervoso central e a circulação sanguínea. O alecrim possui também efeitos aanticonvulsivos, bactericidas e anti-virais.

APLICAÇÕES: O chá de alecrim serve como um excelente tratamento para problemas digestivos. Alivia as cõibras digestivas e ajuda nas desordens intestinais e da vesícula. Consta ainda que alivia incómodos femininos como problemas menstruais, descargas vaginais ou neuroses da menopausa. O óleo de alecrim aplicado externamente na forma de banhos ou massagens, pode aliviar a fadiga. Estimula a circulação sanguínea na pele, reduz a dr associada a entorses e deslocações, estimula a circulação sanguínea e é bom para o reumatismo.

CHÁ: deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá de folhas de alecrim. Deixe em infusão tapado durante dez minutos e coe. Consuma 3 chávenas por dia.

VINHO: Pique finamente 2 colheres de sopa de alecrim fresco e coloque numa garrafa para vinho. Deite cerca de 0,5 l de vinho branco sobre o alecrim. Feche a garrafa com uma rolha de cortiça, deixe ficar durante uma semana e, em seguida, coe através de um pano. Beba 1 copo de licor desta mistura de manhã e à noite.

BANHOS: Ferva 4 colheres de sopa de folhas de alecrim fresco com 1 colher de sopa de azeite e cerca de 0,5 l de água, deixe em infusão durante 20 minutos. Coe e adicione esta decocção à água de banho completo. Não o faça antes de se deitar porque o banho tem um efeito estimulante.

NOTA IMPORTANTE : Não use óleo de vinho de alecrim durante a gravidez, pois tal pode provocar contracções.

 

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

2 Comments


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>