Alcachofra

Por  | 5 Comentários

Ficheiro:Artichautfleur.jpg

Alcachofra  é uma planta com até um metro de altura, da família das compostas, de caules estriados, folhas penatífidas e grandes capítulos florais.

Ele

Era conhecida dos antigos egípcios e, entre os romanos, escrevia Dioscórides esta receita singular: “Sua raiz é negra e grossa, a qual, aplicada em forma de emplastro, corrige a sovaqueira e a hediondez das outras partes do corpo.”

Caracteristicas Gerais
Como alimento são usadas as grandes folhas e as inflorescências ou capítulos globosos. As alcachofras constituem um alimento excelente para os diabéticos, tanto as bases de suas folhas florais ou brácteas do invólucro, como o receptáculo floral e ainda as hastes que o sustentam. Quando novos e previamente fervidos são moles e perdem todo o seu amargor. Segundo um especialista brasileiro em alimentação, a alcachofra é um alimento privilegiado entre diabéticos, devido a sua atividade hipoglicemiante (baixa a glicose no sangue), além de ser um excepcional mineralizante, haja vista sua riqueza em sais orgânicos como fósforo, ferro, iodo, silício, além de possuir vitaminas A, C e todo o complexo B.

Propriedades Medicinais e Terapeuticas
No uso medicinal suas propriedades se referem principalmente aos problemas do fígado e diabetes. Um livro alemão de 1996 resume estas propriedades da seguinte maneira: “Os preparados de alcachofra são, do ponto de vista farmacêutico, um produto amargo com influência favorável sobre o metabolismo hepático. Estimula ao mesmo tempo a produção de bílis e o fluxo da mesma. O mal-estar, a sensação de repleção e o meteorismo causados por um mau funcionamento do fígado e acompanhados de dores, diminuem com os preparados de alcachofra.
Os pacientes com cálculos biliares padecem menor número de cólicas.
Outras propriedades do tratamento com alcachofra são a eliminação da gordura e colesterol no sangue. Desconhece-se qual o efeito exato que causam os preparados de alcachofra com a diabete.”




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    5 Comentários

    1. Lúcia da Silva

      5 de August de 2012 at 14:55

      Quero saber aonde eu posso encontra o alcachofra laon pois não estou encontrando deste já eu agradeço

    2. AGUSTINHO VIEIRA DA SILVA

      26 de February de 2013 at 11:15

      COM0 DEVO FAZER USO DA ALCACHOFRA PARA COMBATER A DIABETE

    3. norma celia silva souza

      4 de August de 2013 at 16:29

      meu filho esta com o sangue grosso como pouso afina

    4. loé maciel barbosa

      13 de June de 2015 at 19:18

      Gostaría de saber se existe alguma erva ou medicamento para artrose.Agradeço antecipadamente

    5. Adriano Donizete Gementi.

      15 de July de 2016 at 10:35

      Como devo fazer com a alcachofra
      para o diabete.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *