Agrimónia

Por  | 0 Comentários

Agrimónia

Agrimónia eupatoria

SINÓNIMOS: Erva-eupatória; eupatória-dos-gregos

PARTES USADAS: Para fins medicinais utiliza-se toda a planta. Os principais ingredientes activos são tritrepenos, taninos,princípios amargos, flavónoides, ácido silício e mucilagem.

EFEITOS MEDICINAIS: Os taninos contribuem para curar as feridas e aliviar as dores, desde que impeçam que a água entre em contacto directo com o tecido privando assim os germes da sua base nutricional. Os princípios amargos estimulam o aumento da secreção mucosa. Os flavonóides e os triterpenos têm efeitos anti-convulsivos e antibióticos.

APLICAÇÕES: O chá de agrimónia aguda em casos de diarreia e doenças gastrointestinais. Estimula a produção dos sucos gástricos e da bílis. Gargarejar com chá agrimónia ajuda a combater as dores de garganta e a faringite. Diz-se que as tinturas são  eficazes e são usadas pelos cantores profissionais e pelos oradores. Os banhos de pés com agrimónia dão alívio quando se estes estão doridos.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 1 colher de chá cheia de agimónia e coe passados dez minutos.Também pode ser usado para gargarejar  depois de se deixar arrefecer.

GARGAREJO/TINTURA: Deite 1/2 chávena  de  brande  sobre 4 colheres de sopa de agrimónia seca e deixe de molho durante cerca de 2 semanas, num local quente e escuro. Coe e deite dentro de uma garrafa opaca e esterilizada. Gargareje com a diluição de 1 colher de sopa de tintura em meio copo de água.

BANHOS DE PÉS: Misture colheres de sopa de agrimónia seca com 5 colheres de sopa de salva seca e 5 colheres de sopa de calêndula. Deite cerca de 0,5 l de água a ferver sobre a mistura e deixe ficar em infusão durante dez minutos. Deite a decocção dentro da bacia dos pés, dilua com água morna ou fria até estar a uma boa temperatura para o banho e junte então 2 colheres de sopa de vinagre de sidra. Deixe os pés de molho durante 20 minutos, esfregue-os para secarem e aplique uma loção gordurosa para pés.

SAIBA QUE: A agrimónia está muito disseminada pela Europa do Norte e Central assim como pela América do Norte e nós ajudamos a que se espalhe sem darmos conta. O fruto está equipado com pequenos ganchos facilmente se agarram ás nossas roupas.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *