Açafrão-da-India

Ficheiro:Koeh-199.jpg

açafrão a India é uma espécie tropical alóctone, originária da Índia e da ilha de Java onde ocorre em campinas de montanha, e introduzida há alguns séculos no Brasil, crescendo subespontaneamente em áreas aluviais e ruderais.

O açafrão-da-India é também chamado cúrcuma e seu nome científico é Curcuma longa. Existe outra cúrcuma diferente, chamada zedoária, por isso, para evitar confusão, usamos seu nome mais popular, açafrão-da-terra ou açafrão-da-Índia.

Curcuma longa

Características Gerais
Suas folhas compridas e largas brotam quase do chão e chegam a um metro de altura. O que é usado são os rizomas formados debaixo da terra. Estes são bem característicos da espécie: cor amarelo-alaranjado forte, aroma forte e gosto picante.
Por causa destas qualidades o açafrão-da-terra é usado como tempero. Por isso se diz que há séculos o açafrão-da-terra vem sendo usado como corante vegetal. Constitui um ingrediente essencial no “curry”, ao qual empresta cor e sabor, sendo ainda adicionado à mostarda, aos curtidos e a diversos molhos. Usa-se igualmente para dar cor e sabor a ovos, queijos, manteiga, bebidas de frutas, licores e saladas, podendo inclusivé substituir o açafrão.

Propriedades Terapeuticas e Medicinais do Açafrão-da India (ou Açafrão-da-Terra)
Para falar das propriedades medicinais, pode-se começar dizendo que o açafrão-da-terra é uma farmácia por si só.

Várias pesquisas científicas demonstraram que esta especiaria dourada pode proporcionar para a saúde efeitos sobre o sistema digestivo, cardiovascular, reumático e sistema imunológico. São grandes suas propriedades antinflamatórias. Apresenta um documentado efeito de reduzir o colesterol, dando-lhe um importante papel na diminuição dos riscos de ataques cardíacos.
Um dos usos tradicionais do açafrão-da-terra tem sido o tratamento de artrite, diminuindo a dor e o enrijecimento.
Ele parece também realmente ajudar o organismo a desintoxicar-se de substâncias potencialmente causadoras de câncer.
O açafrão-da-terra (ou açafrão-da-Índia) há muito é usado como agente antibiótico natural. Pesquisas do mundo todo confirmam que componentes dele podem inibir o crescimento de bactérias, fungos e vírus.
Vale lembrar ainda que o corante do açafrão-da-terra é tradicionalmente usado para tingir indumentária budista.

Partilhar isto no Facebook



Article by Natália

A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

9 Comments


  1. A quatro anos retirei um rim com câncer,fui desenganado,pois não poderia fazer quimioterapia por ter sofrido três infartos.
    Comecei a usar açafrão,Ipê roxo e babosa,estou aqui vivinho da silva!
    Pergunta: O açafrão,colocado no prato já servido,tem efeito?

  2. O medico naturalista em Angola Amos Mateus ele confirmou que Açafrão é uma planta poderosa além das propriedades curativas o banho com esta planta fortifica a alma, a fumança é para contra os sonhos, enalar o pó´das raízes é bom para escorboto.

  3. tenho varios pés de açafrão em minha chacara mas não sei como consumi-lo. gostaria de fazer o pó, alguem pode me ajudar?
    obrigada,
    Berbel

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>