Abrunheiro-bravo

Por  | 0 Comentários

Abrunheiro-bravo

Prunus spinisa

SINÓNIMOS: Nenhum

PARTES USADAS:São utilizadas as flores e as bagas (abrunhos). Os ingredientes activos das flores são a amigdalina, um derivado da cumarina e flavoglicósidos. Os abrunhos contêm taninos, vitamina C, amigdalina e sais de frutos.

EFEITOS MEDICINAIS: A amigalina, derivada da cumarina, e os flavoglicósidos produzem ligeiros efeitos laxativos e diuréticos. A vitamina C fortalece as defesas do organismo e ajuda à convalescença. De modo evidente, o organismo necessita de um fornecimento adicional desta vitamina quando se encontra febril.

APLICAÇÕES: O chá de folhas de abrunheiro-bravo é recomendado como laxante suave, para pedra nos rins, tosse e menstruação irregular e dolorosa. Pode transformar o fruto em geleia, compota ou sumo. Consumido regularmente, o abrunheiro-bravo fortalece as defesas do organismo.

CHÁ: Deite 1 chávena de água a ferver sobre 2 colheres de chá de folhas de abrunheiro-bravo. Deixe em infusão durante dez minutos e coe. Adicione mel e sumo de limão, se desejar. Não consuma mais do que 2 chávenas por dia.

XAROPE: Lave e corte ao meio 0,5 kg de abrunhos e deixe-os de molho em 2 chávenas de água, de um dia para o outro. Deixe levantar fervura e escorra. Adoce com mel ou xarope de pêra, se desejar. Deite o xarope dentro de frascos esterilizados com tampa. Guarde no frigorífico. Tome 1 colher de sopa por dia.

GELEIA: Lave e corte ao meio 0,5 kg de abrunhos e deixe-os de molho em 1 chávena de água, de um dia para o outro. Leve ao lume e deixe ferver apenas uma vez; coe. Ferva a pasta de fruta em 2 chávenas de vinho branco e 680g de açúcar para compota. Deite a geleia em frascos esterilizados e ise diariamente para barrar ou misturar com iogurte.

SAIBA QUE: Os abrunhos crus podem ser tóxicos quando ingeridos em quantidades, porque a amigdalina é um derivado do ácido cianídrico e, desse modo, venenoso para os seres humanos quando em grandes concentrações. No entanto, a acção da cozedura destrói a amigdalina. O fruto cru torna-se comestível somente após as primeiras geadas do Inverno.




A Medicina Alternativa, como é o caso da utilização de Plantas Medicinais, Remédios Naturais, Curas Caseiras, entre outras terapias alternativas têm cada vez mais confirmado a sua segurança e eficácia...

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *